terça-feira, 27 de outubro de 2020

LENALDO RIBEIRO - 90555 Candidato a Vereador de Inhambupe fala para o blog Edu Castro


 

Quem é Lenaldo Ribeiro

 

Filho de um químico e de uma dona de casa, Lenaldo Ribeiro nasci em uma família de classe baixa, com mais quatro irmãos, em Salvador. Ainda adolescente, concluí o curso Técnico em Instrumentação Industrial na ETFBA – Escola Técnica Federal da Bahia. A seguir, concluí o curso de Técnico de Inspeção de Equipamentos Industriais, pela Petrobras-Ba, quando então, atuei por muitos anos em várias empresas do Brasil. Posteriormente, concluí o curso de Engenharia de Produção pela Faculdade de Ciência e Tecnologia- ÁREA1. Após atuar como engenheiro por alguns anos, ingressei na Universidade Salvador-UNIFACS-Ba, quando concluí meu MBA em Gestão de Projetos.

Após atuar como gestor de grandes empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari, concluí o mestrado em Gestão e Tecnologia pelo SENAI-CIMATEC, Salvador.

Adicionalmente, impulsionado pelo meu espírito empreendedor, atuei como gestor-proprietário de várias empresas de vários ramos: musicais, têxteis, transportes e logística, panificação, dentre outros. Já tive a oportunidade de atuar como gestor de grandes condomínios na região metropolitana de Salvador, quando demonstrei excelente resultados, tanto na gestão de pessoas, quanto na área financeira.

Após concluir o mestrado, atuo como Professor de várias disciplinas voltadas à liderança, desenvolvimento e desempenho de pessoas no MBA de Gestão da Manutenção do SENAI-CIMATEC e no curso de desenvolvimento de técnicos de manutenção da BRASKEM-Petroquímica.

Atualmente, atuo como gestor do meu próprio negócio na área de agricultura e como professor em algumas instituições de ensino.


Por que ser vereador de Inhambupe?

 

Em primeiro lugar, por paixão pela cidade e pelas pessoas que aqui residem. Cidade onde nasceram os avós da minha esposa e onde residiu meu sogro durante muitos anos. Vejo na cidade uma grande necessidade de crescimento, tanto na área industrial e no comércio, como na prestação de serviços e na agricultura.

Quero ser vereador por genuína vontade de ajudar as pessoas, principalmente os mais carentes, através da melhoria na educação e formação das pessoas, de modo a lhes munir de condições de disputar melhores oportunidades seja de formação, implantação do seu próprio negócio ou trabalho em empresa privada.  À medida que compartilharmos mais conhecimentos as pessoas terão melhores condições de prestar melhores serviços, produzirem mais, preservar melhor o meio ambiente e consequentemente atrair investidores para a nossa cidade, gerando um ciclo virtuoso, numa espiral cada vez mais ampla e crescente.

 

Quais propostas e projetos?

 

Seguem abaixo alguns exemplos de propostas iniciais. As demais serão incluídas no planejamento estratégico geral, o qual pretendo implementar.

 

- Implementação de um curso de formação de técnicos para melhor preparar os jovens da cidade e cidades circunvizinhas. Curso reconhecido como referência no estado, de modo a prepara as pessoas para serem absorvidas pelas grandes empresas aqui instaladas e a instalar.

 

- Busca de empresas que absorvam a produção da agropecuária local, principalmente dos pequenos agricultores/pecuaristas.

 

- Contribuir para se ter um bom planejamento estratégico e que o mesmo possa ser aplicado e seguido, num horizonte mínimo de quatro anos e com continuidade pelos gestores subsequentes. Definir pilares estratégicos prioritários e definir ações de acordo com esta prioridade.

 

- Implementar programa para melhor aproveitamento da produção, através da implementação de siatems de energias renováveis (energia solar e eólica).

 

- Estruturar os pequenos agricultores de forma a prepara-los para utilizar recursos oriundos de programas governamentais. Interagir com instituições financeiras em busca de melhor divulgação destes recursos para os pequenos e médios agricultores.

 

- Incentivar para que se tenha um programa de qualificação continuada dos professores da rede de ensino.

 

- Promover ações de incentivo à cultura, tais como a música, a dança, a literatura, os esportes, dentre outros.

 

- Promover ações de incentivo à aplicação de métodos que contribuam para uma melhor preservação do meio ambiente, tais como adubos orgânicos, utilização de biodigestores, coleta e destinação do lixo, reciclagem de materiais, dentre outros.

 

 

 

Considerações finais.

 

Tenho plena convicção de que a educação e a agricultura são os melhores meios para se melhorar o mundo e a vida das pessoas, por isso atuo nestas duas áreas de forma ativa. Honestidade, confiança, sinceridade, respeito ao próximo e capacidade de transformar ideias em fatos, são a minha marca. 

Sinto-me preparado para contribuir com o desenvolvimento da cidade e das pessoas, principalmente devido a minha formação e experiência de atuação do ramo de gestão e liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário