quinta-feira, 30 de julho de 2020

Virologista da Fiocruz faz alerta sobre potencial pandêmico de vírus descoberto no Paraná



Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) do Paraná estão tentando identificar novos casos de um novo tipo de vírus variante da influenza e com potencial pandêmico, o H1N2. De acordo com reportagem do jornal O Globo, o novo vírus respiratório está sendo analisado em amostras de pacientes do estado. 

A doença causada pelo H1N2 é um tipo de gripe transmitida de porcos para seres humanos.

De acordo com a virologista Marilda Siqueira, chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), o objetivo é estudar a capacidade de transmissão do novo vírus, além de manter a vigilância.

Marilda foi quem identificou o novo vírus e é referência nacional e para as Américas (Organização Mundial da Saúde) para influenza e o Sars-CoV-2.

Em entrevista concedida ao O Globo, a cientista explicou sobre o potencial pandêmico do H1N2. "Os vírus influenza são muito contagiosos, e, sempre que um novo emerge, causa preocupação porque a população não tem imunidade contra ele", disse a virologista.

Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/24601-virologista-da-fiocruz-faz-alerta-sobre-potencial-pandemico-de-virus-descoberto-no-parana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário