sexta-feira, 10 de julho de 2020

Combativo nas questões ambientais, Alfredo Sirkis morre em acidente no Rio de Janeiro



O ambientalista, político, jornalista e escritor Alfredo Sirkis, de 69 anos, morreu nesta sexta-feira (10) após um acidente de carro no Rio de Janeiro. Ao G1, a Polícia Rodoviária Federal informou que Sirkis estava sozinho no veículo que colidiu com um poste e capotou. O acidente aconteceu no Arco Metropolitano (BR-493), na Baixada Fluminense. 

Familiares informaram que Sirkis estava indo para um sítio, onde iria encontrar a mãe dele e um de seus filhos.


Sirkis foi deputado federal e vereador por quatro mandatos no Rio de Janeiro, além de secretário municipal de Urbanismo, secretário municipal de Meio Ambiente e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP). Tinha atuação ativa em questões ambientais. Entre outubro de 2016 e maio de 2019, foi o coordenador Executivo do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima (FBMC).


Autor de nove livros, ganhou Prêmio Jabuti de 1981 por "Os Carbonários" (1980). Recentemente havia lançado o livro "Descarbonário". 


Como jornalista, atuou nas revistas "Isto É" e "Veja", além de colaborar para vários outros jornais. Foi ainda roteirista na TV Globo, da série "Tele-tema".


À época do regime militar, Sirkis participou de grandes manifestações contrárias à ditadura e integrou  grupos que praticavam ações de guerrilha urbana contra o regime, incluindo sequestros de diplomatas. Em 1971, se exilou no Chile, Argentina e Portugal, regressando ao Brasil em 1979. 


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/250624-combativo-nas-questoes-ambientais-alfredo-sirkis-morre-em-acidente-no-rio-de-janeiro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário