sábado, 20 de junho de 2020

Levantamento aponta redução 26% de mortes violentas após medidas de isolamento



As medidas de isolamento social adotadas para o combate á proliferação desenfreada do coronavírus produziram um impacto positivo na redução do número de mortes no país. De acordo com a Associação Nacional dos Registros de Pessoas Naturais (Arpen), a queda chega a 26%. 

Matéria do portal Metrópoles destaca a redução entre os meses de março a maio deste ano, quando foram registradas 14.598 mortes violentas, contra 19.748 óbitos do tipo no mesmo período de 2019.
A Arpen tem por base os dados lançados pelos Cartórios de Registro Civil no Portal da Transparência. 


Mortes violentas são aquelas ocasionadas por causas externas, a exemplo de acidentes de trânsito, homicídios, suicídios, afogamentos, envenenamentos, queimaduras, entre outros.


“A quarentena adotada em vários estados brasileiros contribuiu de maneira significativa para que o número de mortes no país não fosse ainda maior, e não sobrecarregasse ainda mais o sistema de saúde das diferentes unidades da Federação durante a pandemia”, destaca a Arpen-Brasil no levantamento.


A conclusão é de que o fechamento de bares, restaurantes e casas noturnas, e mesmo a significativa redução de automóveis em circulação nas ruas, avenidas e estradas, fez com que o número de mortes violentas no país caísse em relação ao mesmo recorte de tempo do ano passado.


Fonte: https://www.bahianoticias.com.br/noticia/249960-levantamento-aponta-reducao-26-de-mortes-violentas-apos-medidas-de-isolamento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário