domingo, 14 de junho de 2020

Coronavírus: entenda como funcionam as duas vacinas que serão testadas em brasileiros

Nas próximas semanas, 11 mil voluntários brasileiros testarão duas vacinas diferentes contra o novo coronavírus que estão desenvolvidas no país.
A primeira vacina foi desenvolvida pela Universidade de Oxford e os testes serão realizados em 1 mil voluntários no Rio de Janeiro e outros 1 mil em São Paulo. Os candidatos têm de 18 a 55 anos e trabalham no setor da Saúde. A seleção está sendo feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e pela Rede D’Or São Luiz e Instituto D’Or, no Rio de Janeiro.
Já a segunda, que foi anunciada na última quinta-feira (11), será feita em parceria entre a empresa chinesa Sinovac e o Instituto Butantan – Centro de pesquisa ligado à secretaria estadual de Saúde de São Paulo. Medicamento será testado em 9 mil voluntários brasileiros.
No mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 130 estudos de vacinas contra a Covid-19 em andamento no mundo todo, mas apenas 10 estão em fases adiantadas.
Vacina ChAdOx1 nCoV-19, da Universidade de Oxford
Atualmente, o medicamento é um dos experimentos mais avançados contra o novo coronavírus.
Desenvolvimento
Ela foi desenvolvida a partir do ChAdOx1 – uma versão de um vírus que causa gripe em chipanzés, com modificações genéticas que impedem que ela se espalhe entre humanos.
Com material genético acrescentado, a vacina contém uma proteína chamada glicoproteína de pico – existente na superfície do coronavírus, responsável no processo de contaminação.
A vacina tem como objetivo fazer com o que o corpo humano reconheça a glicoproteína e ative o sistema imunológico, criando uma defesa contra a doença.
Processo de testagem
Parte dos voluntários receberão uma outra vacina, usada contra meningite, que provoca sintomas parecidos. Este será o grupo chamado “de controle”, usado para comparar e contrastar as duas vacinas.
Os voluntários não serão informados sobre qual vacina estão recebendo. Eles vão preencher um diário online por sete dias, relatando seus sintomas e serão monitorados por três semanas.
Além disso, eles farão exames de sangue para comprovar a eficácia do medicamento em sua última fase de testagem.
CoronaVac da Sinovac, empresa chinesa
A Sinovac Biotech é uma empresa privada com sede em Pequim e tem experiência na produção de vacinas contra febre aftosa, hepatite e gripe aviária.
  • Resultados positivos
A empresa chinesa conseguiu logo cedo na pandemia criar uma vacina que impediu o contágio de macaco-rhesus com Covid-19. Oito animais receberam duas doses da vacina e, depois de três semanas, foram expostos ao vírus e não contraíram a doença.
Para isso, a empresa criou anticorpos específicos que agem para neutralizar o coronavírus.
Após a testagem em primatas, a companhia iniciou a testagem em humanos na China, no dia 16 de abril.
O estudo foi publicado com revisão por pares na revista cientifica ‘Science’ no dia 6 de maio.
  • No Brasil
Com o avanço da pesquisa, o Brasil entra em cena por meio de parceria com o Instituto Butantan e deve auxiliar no desenvolvimento, produção e comercialização do medicamento em território brasileiro.
Fonte: https://tribunadejundiai.com.br/saude/coronavirus/coronavirus-entenda-como-funcionam-as-duas-vacinas-que-serao-testadas-em-brasileiros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário