domingo, 10 de maio de 2020

Indivíduo invade igreja em plena Live e destrói imagem de santa (atualizada às 16h54)

Um ato de vandalismo misturado a intolerância religiosa foi registrado na noite de sexta-feira, 08, em São Domingos, município do Território do Sisal da Bahia, quando um indivíduo invadiu a igreja matriz no momento que estava sendo realizado uma Live ao vivo, algo que vem ocorrendo neste período de pandemia que tem como objetivo manter os católicos em comunhão com Deus, mesmo em suas casas, já que não pode haver aglomeração de pessoas. Em São Domingos o grupo de jovem realizava a Live pela primeira vez e tinha muita gente ficou apavorada com a cena.
Num determinado momento da transmissão uma participante do grupo que está com o microfone mostra-se assustada com algo, já que não houve uma previa de que nada estivesse acontecendo, ela sai de cena e diz que volta em dois minutinhos, em seguida o tecladista e outra jovem se retiram quando um homem de camiseta aparece de costas no vídeo e segundos depois, ouve-se um barulho que mais parecia tiros, mas foi o momento que o vândalo arremessou a imagem no chão.
Segundo relato publicado na página de Facebook da Paróquia de São Domingos , “enquanto um pequeno grupo, obedecendo as regras de isolamento social e evitando aglomerações, realizavam a portas fechadas e transmitiam pela internet, a novena em devoção a Nossa Senhora, na igreja principal da cidade de São Domingos. Na ação, um vândalo invadiu e destruiu completamente a imagem de Nossa Senhora, atirando-a ao chão”.
A princípio, os jovens pensaram que se tratava de um assalto; depois, tentaram conter o rapaz acalmando-o e procurando esclarecer o que estava acontecendo, mas ele parecia determinado em querer causar algum dano: olhou para o teclado, olhou para a imagem de São Domingos (padroeiro)… Até que, ao ver a imagem de Nossa Senhora da Conceição, encheu-se ainda mais de ira e a jogou no chão deixando todos estarrecidos e simplesmente saiu andando a pé.
Padre Aroldo
Em nota, o padre Aroldo Carneiro, administrador paroquial a quase 9 anos em Valente e São Domingos, comentou sobre o fato: “É com muita tristeza e pesar que informamos à comunidade sobre este ato irresponsável e de notória intolerância religiosa, que se constitui em crime de ódio e fere a dignidade. Intolerância é a incapacidade em aceitar o que é diferente, é não tolerar opiniões ou práticas que se diferem das suas e muitas vezes são seguidas de atitudes preconceituosas e até mesmo violentas. Nós repudiamos todo e qualquer tipo de preconceito, discriminação e violência”, disse o religioso.
A polícia militar foi acionada e chegou rapidamente e conseguiu deter o vândalo. Porém, diante da situação da Segurança Pública que nos finais de semana as delegacias não funcionam, a única alternativa seria se deslocar até em Riachão do Jacuípe distante quase 70 km para registrar queixa e dar depoimento, mas ninguém se prontificou, até porque ouviu que a tendência era que o agressor poderia ser ouvido e liberado.
Distancia de São Domingos para Riachão praticamente a mesma, tanto por Coité quanto por Nova Fátima
Mesmo fora do flagrante membros da igreja registrar o Boletim de Ocorrência na segunda-feira (11/05) quando a polícia civil estará de plantão em São Domingos.


Este é o segundo caso de vandalismo junto a intolerância em municípios não tão distantes. Na sexta-feira da paixão enquanto os católicos não puderam cumprir o ritual de subir a serra de Tanquinho para celebrar a Paixão de Cristo, um vândalo subiu para destruir a imagem, o Calila Notícias ao levantar informações sobre o individuo concluiu que era um homicida que havia deixado a prisão após cumprir pena. O mesmo residente em Inhambupe.
Fonte: https://www.calilanoticias.com/2020/05/individuo-invade-igreja-em-plena-live-e-destroi-imagem-de-santa-atualizada-as-16h54

Nenhum comentário:

Postar um comentário