domingo, 17 de maio de 2020

A vitamina da controvérsia

No mês de março, quando a Europa figurava como epicentro da pandemia do novo coronavírus, um documento vindo da Itália direcionou os holofotes para a vitamina D. Dois médicos, também professores da Universidade de Turim, constataram que pacientes hospitalizados pela Covid-19 apresentavam taxas baixas da substância — isto é, tinham o que se chama tecnicamente de hipovitaminose D.
A dupla juntou evidências sobre o elo do nutriente com a imunidade e preparou um relatório que ganhou as manchetes dos jornais de todos os cantos do planeta.
Os italianos, e outros profissionais na sequência, sugerem que a adequação dos níveis seria um reforço na proteção e no tratamento contra a doença. Entretanto, até agora não se tem notícia da publicação oficial do estudo em nenhum periódico científico. Também faltam detalhes sobre o trabalho, como número de participantes envolvidos, condições clínicas, entre outros aspectos fundamentais, para que a substância seja realmente alçada ao posto de inimiga do vírus Sars-CoV-2.
Mesmo que não haja consenso sobre o uso da vitamina D com função preventiva ou terapêutica diante do patógeno, muita gente tem se agarrado a qualquer fio de esperança — até porque o panorama assusta. Mas, sem as devidas ponderações, tais mensagens podem levar ao uso de suplementação por conta própria, o que é contraindicado pelos especialistas. Tanto que diversas sociedades médicas brasileiras lançaram notas de alerta enfatizando o risco do excesso da substância, que pode ser tóxico.
“O trabalho italiano aponta uma associação, ou seja, não estabelece uma relação de causa e efeito”, interpreta o endocrinologista Sérgio Maeda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia — Regional São Paulo. “É como se deixasse pistas para novas investigações”, explica.
Ainda de acordo com Maeda, existe um tipo de pirâmide quando se fala em evidências científicas. No cume, estão pesquisas rigorosas cujos resultados são realmente capazes de nortear diretrizes e recomendações em saúde. Só que o tipo de análise conduzida na Itália está longe desse patamar — daí por que não dá para sair indicando vitamina D a torto e a direito. Mesmo que o nutriente seja primordial ao sistema imunológico, seria necessário um aprofundamento nos estudos, com critérios mais rígidos, para validar seu papel na Covid-19.
Parece que os esforços já começaram. “Há estudos com a vitamina D em andamento mundo afora”, observa a infectologista Rosana Richtmann, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI). A médica salienta, entretanto, que a substância não faz parte do tratamento. Afinal, as etapas essenciais para se chegar a um veredicto levam tempo. E, assim como o Sars-CoV-2 esconde mistérios e desafia a ciência a cada dia, o próprio efeito da vitamina precisa ser mais bem compreendido.
A nutricionista Silvia Ramos, do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (SP/MS), pondera que o documento italiano promove reflexões. Ela lembra que o começo da pandemia no Hemisfério Norte se deu no inverno. “Os idosos acometidos pela Covid-19 poderiam estar com suas reservas de vitamina D ainda mais reduzidas pelas condições climáticas”, raciocina. “De qualquer forma, não temos evidências de que a suplementação possa frear o Sars-CoV-2”, reforça.
Fonte: https://saude.abril.com.br/alimentacao/a-vitamina-da-controversia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário