sábado, 25 de abril de 2020

Reflexão: Nadando contra a correnteza

Juvenal Oliveira: NADANDO CONTRA A CORRENTEZAAutora: Débora Alves

Como lidar com os desafios, limitações e nos superarmos a cada dia?

Cada indivíduo, possui uma forma de lidar com os sofrimentos, as dificuldades, os desafios e com a dor, sejam elas físicas ou emocionais. Porém não é um processo mágico, mas sim de muita experiência, resiliência e fé, não pode se esquecer da motivação que existe dentro de cada um de nós.

Em algum momento da nossa vida passamos por alguns desafios, seja uma fase financeira ruim, problemas nos negócios, separação conjugal, perda de um ente querido, frustrações amorosas, problemas no trabalho, decepção com algumas pessoas ou até algo que ameace a nossa vida como ser acometido por uma doença grave.

Pois cada um terá uma forma de lidar com algumas dessas situações citadas a cima, mas não existe uma fórmula mágica, porque ao nos depararmos com situações que nos fazem perder o chão, momentos difíceis e desesperadores conseguimos encontrar forças em nós que nem sabíamos que poderia existir.

Onde encontrar forças para continuar
Porque quando o mar está calmo e tranquilo, tudo o que queremos é nos deliciar nas suas águas tranquilas e descansar na areia macia da praia ou podemos relacionar com um imenso rio caldoso com águas mansas e serenas onde podemos navegar nas suas águas mansas, pois é, podemos correlacionar esse cenário com as nossas vidas, quando está tudo bem, estamos focados nas nossas rotinas normais do dia a dia e nos sentimos no controle das situações, que acabamos ficando tão acomodados a rotina de sempre, que até pode nos estagnar impedindo de buscar coisas novas.

Entretanto quando somos acometidos por uma situação inusitada, atormentadora que nos tira o chão e perdemos a direção o que fazer quando a vida nos dar uma sacudida e o mar fica revolto, com ondas gigantes que nos amedrontam e nos assustam? E surge uma tempestade tão forte que leva nosso barco em direção a correnteza, pois é, são nestas situações que devemos reforçar nossas convicções e nossa crença, porque vai depender da maneira que vamos enfrentar o problema em nossas vidas para superá-lo, a tempestade chegou, não estávamos preparado para lidar com ela, nosso barco estava tão bem aconchegante, mas acabou sendo inundado, a situação ruim chegou agora vai depender do que iremos fazer com ela, se desmoronar emocionalmente, sentar e aguardar a água subir e o barco afundar até que não consigas mais respirar, continuar deitado na areia da praia e aguardar as ondas gigantes levá-lo para o fundo do mar?

10 Versículos sobre Encorajamento | Somos de CristoClaro existem outras alternativas, vai depender de cada indivíduo, se vai deixar dominar pelo momento difícil ou vais dominar essa fase ruim da vida, usando as ferramentas que lhe são disponíveis e buscar outras como reforço, pois é preciso lutar, não é a situação ruim que nos destroem, mas sim a forma que lidamos com ela, o que fazer diante da dor, do sofrimento, do desespero, isso é muito subjetivo, pois cada indivíduo reagirá de uma forma, mas todos concordam que precisam de forças e de encorajamento para lidar com essa situação.

No caso de uma doença que surge de uma forma inesperada, onde acaba limitando o indivíduo de realizar suas atividades normais, sem falar nos sintomas dessa enfermidade que vão se agravando a cada dia e o incapacitando, tornando o mais frágil e emocionalmente debilitado, porque devido as dores físicas que fazem parte do efeito da doença, junto vêm todo o diagnóstico inesperado, as expectativas frustradas do tratamento, pois quando se esgota todos os recursos considerados válidos para um determinado caso, o que fazer para continuar acreditando, já que ainda há sopro de vida neste sujeito? E com quem contar neste momento? Onde buscar forças? Mas terei forças para prosseguir?

NADAR CONTRA A CORRENTEZA | Projeto AdoradoresPercebe-se que é chegada a hora de lutar contra a correnteza que arrasta de forma violenta para a descida do rio, momento de usar os remos que mesmo quebrado terão de funcionar, momento de lutar para continuar vivo, mesmo diante das diversidades. Nesta fase deve-se contar com as pessoas especiais do seu convívio e a família que é a base para ajudar a remar e a direcionar esse barco, que está inundado, afundando e ainda lutando contra a correnteza, mas e quem não tem esses remadores reserva? Como lidar com tudo que está acontecendo sozinho? Como nadar num oceano imenso e sozinho?

Bem, terá de ser triplamente forte, mas terá de prosseguir, pois todos nós temos uma missão, alguns a descobre muito cedo, outros demoram um pouco e às vezes apenas a descobre quando está numa situação difícil da vida e assim sofrem uma crise existencial, já outros vêm e vão sem perceberem qual a missão que vieram exercer neste mundo.

O seu dom me encanta - Legendas para foto de aniversário - AniversárioA vida é um dom muito especial, uma empresa que nos é dada para administrarmos, nós somos os administradores da nossa vida, sim, não devemos deixá-la entrar em decadência. A vida é algo tão importante, pois já é defendida dentro do ventre materno, ao nascermos com vida já adquirimos a personalidade jurídica que nos proporciona a capacidade de adquirir direitos e deveres na sociedade, no caput do art. 5° da Constituição Federal consta que a inviolabilidade contra a vida sendo uma garantia fundamental, pois é através dela se adquire todos os demais direitos. Pois é, vamos aprendendo ao longo dos anos a cada fase a cuidar do nosso bem mais precioso a “Vida”.

Retornando ao que fora dito anteriormente, sobre enfrentarmos situações de dor e de sofrimento físico, como uma doença grave, estudos mostram que de acordo com as convicções do indivíduo e suas crenças isso pode ajudá-lo a suportar aquele momento tão difícil e assim criar expectativas otimistas e positivas que o fortalecerá a prosseguir neste caminho tão tortuoso.

Isso porque existem casos que apresentam melhoras tão significativas que nem o próprio medico acreditava que poderia acontecer em tão pouco tempo, isso sem falar nos casos em que ocorre a reversão da doença, já em outros casos há exames que comprovam a existência da enfermidade e como ela tem avançado, porém não consegue explicar como o paciente ainda continua vivo e ainda lutando e realizando suas atividades consideradas normais com limitações, porém vivos e ativos.

Força de vontade e otimismo: veja como o pensamento positivo pode ...Mesmo não compreendendo, alguns estudos comprovam quando o sujeito possuem grandes expectativas de ficar bom, de melhorar a cada dia, pensamentos de otimismo que se tornam convicção de que ficará bem, isso ajuda o organismo a liberar dopamina neurotransmissor associado ao prazer e à sensação de bem-estar, isso sem falar do auxílio da fé, pois a espiritualidade nos dar uma força imensurável, o equilíbrio tão necessário em momentos tão obscuros da vida,.

Atualmente a ciência já não vê a fé simplesmente como dogmas religiosos, uma ideologia, mas confirmam que a fé é uma grande aliada na saúde do sujeito, pois de acordo com suas crenças e convicções ele consegue mais forças e energias para aceitar a sua condição de estar doente, a lidar melhor com o tratamento, evitar a depressão e outros problemas emocionais como a ansiedade.
Estudos comprovam que as orações ajudam muito ao doente, isso sem ele mesmo saber, as intenções realizadas pela cura de alguém são como subsídios aliados ao tratamento e esses conseguem dar bons resultados, pois a fé é coletiva e a oração é uma força universal.

A fé é o ato mais nobre do homem e é um dom gratuitoA fé é o alimento fundamental em toda e qualquer situação, pois nos fortalece e revigora nossos energias, mesmo quando tudo dá errado, nos permite ver uma luz além do horizonte e isso ajuda a continuar remando, mesmo com o tempo não estando a favor e o barco parecer afundar.

No contexto religioso existem diversos casos onde pessoas foram testadas na sua fé, porém existe um fato que é bastante relembrado que é história da vida de Jó, um homem bem respeitado, muito rico, com a uma família numerosa, com muitas posses, servos para servir lhe o que desejasse era considerado o maior dos homens do Oriente pela sua grande influência era um homem correto e justo nos negócios.

Mas foi acometido de uma grave enfermidade, que lhe consumia fisicamente, pederu sua dignidade, pois nem as roupas conseguia vestir, pois seu corpo se consumia pelas feridas, sentia dores terríveis, e sem falar que perdeu seus filhos os bens mais preciosos na vida de um pai, perdeu os bens e tudo o que possuía. Imaginem ficar doente, sozinho, perder os filhos e ainda os recursos financeiros, como continuar de pé, vivo e firme diante de um cenário tão caótico?

Entretanto, quando todos acharam que ele iria perder a sua fé, iria se revoltar contra Deus e desistir de lutar pela vida, ao contrário ele manteve a fórmula que o tirou do “fundo do poço”, a fé, pois enquanto todos o repudiavam, o desprezavam, ele orava e não perdeu a fé, isso o motivou a ficar firme e acreditar que como lhe fora dado, assim também lhe fora tirado, que Deus agisse de acordo com o seu querer. A fé é o ingrediente necessário e preciso na nossa caminhada sempre, mesmo diante das lutas mais difíceis aquelas, cujas parecem que não iremos suportar, mas a fé realiza o impossível.

Mensagem de força e superação para te trazer motivação
Então diante das dificuldades que nos deparamos passamos a perceber o quão forte somos e nos perguntamos a cada superação: “Onde encontrei tantas forças para passar por isso”. Mesmo parecendo que tudo arrebentará por dentro, mas consegue resistir, encontrar o equilíbrio e as forças mentais para continuar a trajetória, o ser humano é muito forte, através das convicções certas tem o poder de criar e destruir, são as nossas verdades no que escolhemos acreditar, e devemos buscar sempre acreditar que não importa o que aconteça em nossas vidas, mas sempre haverá uma saída, um refúgio. De acordo com o Psicólogo Robbins escritor do BestSeller Desperte o seu gigante interior, ele diz: “Que se conseguimos desenvolver o senso de certeza absoluta que as convicções poderosas proporcionam, então seremos capazes de praticarmos qualquer coisa, inclusive aquelas às quais as pessoas acham impossíveis”. Pois é parecemos ser tão frágeis, e diante do sofrimento parecemos fracassar que as pessoas acham e até afirmam que não iremos conseguir passar por essa situação.

Equilíbrio Mental - Auto InvestimentoPortanto as convicções que são opiniões a respeito de algo baseado em provas intimas da nossas vivencias ou através de opiniões alheias que nos influenciam, nossas experiencias de vida, de luta, de resistência ao longo da vida, cada um buscando dentro de si, essa certeza e essa verdade que precisas lutar, e que com muita resiliência, conseguirá encontrar um meio de sair dessa situação difícil a qual passa, seja algum problema de saúde, ou qualquer outra situação à qual tenha de nadar contra a correnteza para sobreviver, lutar pela vida, seja em qualquer área da vida é necessário buscar esse aprofundamento íntimo, o equilíbrio mental, desenvolver bons pensamentos, positivos, despertando a motivação interior de cada um agir de forma otimista, porém sem perder de vista o agir racional, mas desenvolver as convicções fortalecedoras e necessárias para acreditar que essa fase passará e com a fé essa trajetória se tornará mais leve.

Existem diversas personalidades de grande influência, pessoas bem sucedidas financeiramente que tiveram o seu momento de fracasso, de perdas, de tempestades, porém o que os diferenciaram dos demais foi que eles continuaram acreditando, construindo verdades sobre o que buscavam alcançar e conseguiram até mais do que objetivavam.

Já foi comprovado que o pensamento positivo cura, sim, pois não podemos nos sentir vítimas, abatidos, pensamentos pesados e desencorajados , pois o cérebro entenderá que quer estar doente e que não quer vencer, isso é citado pela Psicóloga Heloisa Pires grande escritora e palestrante, claro que tem o momento de desanimo, de quedas, porém não deves permanecer no chão.

Apoio familiar e Cirurgia Bariátrica - Egeo
Por isso a importância do apoio familiar em qualquer situação não só no caso de doença, mas o apoio das pessoas que nos amam é fundamental, porque quando cansar de remar ou quando o seu remo quebrar eles estarão lá para remar por você e não deixar seu barco ser levado pela correnteza ou afundar, portanto valorize os seus entes queridos, cada qual com as suas diferenças, mas unidos pelos afetos, entretanto acredite sempre em você, tudo podes, a sua força interior é maior do que podes imaginar, e unindo seus bons pensamentos fluirá muito bem em tudo e quanto a fé não importa o tamanho, mesmo que seja menor que um grão de mostarda. 

Lembras o que Jesus falou sobre a fé em Mateus 17.20?" Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível".

Fonte das imagens: Juvenal Oliveira, Ler, Ler e Escrever, omos de Cristo, Projeto Adoradores, Mensagens Com Amor,  Jornal da Record - R7.com,  Canção Nova - Formação,  Mensagens com Amor,  Auto Investimento, Egeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário