sexta-feira, 8 de março de 2019

Dia Internacional da Mulher: a história e a importância da data

Você já parou para se perguntar por que existe o Dia Internacional da Mulher e por que a data é comemorada no dia 8 de março?

Desde que as mulheres decidiram se unir para lutarem por seus direitos passaram por muitas dificuldades e preconceitos para chegarem onde estão hoje e por isso é importante conhecermos esta história.
No dia 8 de março de 1857, em uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, trabalhadoras fizeram uma greve para reivindicar por seus direitos.   Elas pediram redução da carga horária de trabalho de 16 para 10 horas, salários equivalentes aos salários dos homens – já que o tipo de serviço executado era o mesmo – e também melhores condições de trabalho.
A reação das indústrias não foi a esperada pelas trabalhadoras.  Elas foram tratadas de forma desumana e a fábrica foi incendiada com todas ainda dentro, resultando na morte de quase 130 trabalhadoras. Esse fato marcou o início das lutas das mulheres por seus direitos.
Quarenta e seis anos após esse episódio foi criada a Women’s Trade Union Leaguecom o objetivo de ajudar as mulheres trabalhodoras a exigirem melhores condições de trabalho. Algum tempo depois, mais de 14 mil mulheres se juntaram em uma marcha e reivindicaram também o direito ao voto. O Slogan era “Pão e Rosas”, no qual o pão representava a estabilidade econômica e as rosas significavam uma melhor qualidade de vida. 
Só em 1910, na Dinamarca, foi decidio que o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem a essas mulheres que morreram no incêndio da fábrica em 1975. A data foi oficializada pela ONU.
Inicialmente o reconhecimento da data tinha como objetivo reunir grupos de debates e desenvolver mais conversas sobre o tema. Hoje, todos nós comemoramos a data, pois vemos que aquela primeira luta teve um efeito positivo em nosso futuro. A mulher passou a ser mais valorizada e conquistou um papel muito importante na sociedade e no mercado de trabalho, ocupando, muitas vezes, os melhores cargos em uma empresa.
Infelizmente, ainda existem muitos casos de preconceito, de violência contra a mulher, salários baixos, trabalho demasiado, entre outros. Mas não podemos nos esquecer de que muitas conquistas foram alcançadas ao longo de todos esses anos e, mais ainda, que a luta precisa continuar para que todos os direitos da mulher sejam assegurados. A Lei Maria da Penha, que entrou em vigor no Brasil em 2006, é um exemplo do esforço da sociedade em proteger a mulher e garantir seus direitos, punindo inclusive crimes de maus tratos à mulher dentro de seu próprio lar.
Então, aproveitemos esta data tão importante para fazer uma reflexão sobre tudo o que as mulheres já passaram, reconhecê-las e parabenizá-las pela força que sempre tiveram e sempre terão para enfrentar qualquer tipo de obstáculo. E também por serem essas pessoas iluminadas, fortes e ao mesmo tempo meigas, meninas e mulheres, mães e trabalhadoras, femininas e determinadas.
Fonte: http://www.vecchiojoalheiros.com.br/blog/dia-internacional-da-mulher-a-historia-e-a-importancia-da-data/

Nenhum comentário:

Postar um comentário