sábado, 21 de abril de 2018

Professores da rede municipal de ensino de Inhambupe estão em iminência de greve

A situação da educação no município de Inhambupe vai de mal pior. Após a desativação de várias unidades escolares do município e problemas no pagamento dos professores, agora um projeto de lei enviado pela prefeitura à Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, ameaça promover cortes nos salários dos professores. Devido a isso a categoria ameaça paralisar as atividades.
O projeto de lei, segundo os educadores, modifica artigos do estatuto dos professores e acaba por promover significativos cortes em seus vencimentos. De acordo com eles, pelo projeto, um professor com pós graduação terá um corte de 70% em cima do salários, já o professor com graduação terá um corte acima de 50%.  A prefeitura alega que o projeto é necessário para resolver o problema financeiro do município.
Os professores alegam que a medida é inconstitucional, já que os proventos que recebem, pelo tempo, se tratam de direito adquirido. Segundo eles, o próprio Ministério Público, quando procurado pela prefeitura, se negou a chancelar a proposta.
Eles também denunciam altos salários de cargos comissionados da prefeitura, pagamento de alugueis de imóveis em valores exorbitantes e contratos desnecessários que poderiam ser cortados no lugar de seus salários para amenizar a crise financeira pela qual passa o município.
No legislativo, há pressões dos dois lados. Em um dos polos os professores, que pedem aos vereadores que não aprovem o projeto de lei e mostrem que a Câmara é independente. Do outro, segundo informações obtidas pelo News Infoco, a prefeitura tem oferecido vantagens aos vereadores em troca da lealdade, inclusive o cargo de secretario de agricultura já chegou a ser oferecido a um vereador.
O site News Infoco teve acesso a áudios em que um vereador se queixa da pressão nas redes sociais. Em um trecho do áudio diz o vereador “O que me revolta é ver alguns vereadores se deixar levar por dois ou três votos de professores” e prossegue dizendo “Não devo nada a professor”.
Em outro áudio, o mesmo vereador tenta convencer outro colega a votar a favor do projeto da prefeitura. Ele diz: “vereador o que me revolta é ver vossa excelência ver todas as criticas dos professores que não tem o menor respeito por nossa classe. Nos acham uns crápulas, ladrões, corruptos e você ainda quer votar a favor de 500 professores?!”.
Ainda segundo o mesmo vereador a pior qualidade do ensino está na cidade de Inhambupe e que por isso os professores não fazem jus aos salários que ganham, mesmo que sejam pós graduados ou possuam cursos de especialização. Ele prossegue com as criticas aos professores e diz “Na sua grande maioria eles(professores) não tem condições de estarem ensinando numa sala de aula e estão levando o dinheiro do nosso município”.
O teor desses áudios deixaram indignados os professores.
Um vereador do município de Inhambupe recebe o salário de R$6.300,00 e participa de 1 sessão por semana.
Devido a repercussão negativa do projeto de lei enviado pela prefeitura, os professores prometem paralisar as atividades na segunda-feira(23) e na terça-feira(24) e se declaram em iminência de greve.
Fonte: http://newsinfoco.com.br/inicio/2018/04/20/professores-da-rede-municipal-de-ensino-de-inhambupe-estao-em-iminencia-de-greve/

Nenhum comentário:

Postar um comentário