terça-feira, 17 de abril de 2018

Caminhada pela paz será no dia 04 de maio em Inhambupe


FRATERNIDADE E SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA – “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

A realidade da violência tem aterrorizado o povo brasileiro, deparamos com o tema violência todos os dias, direta ou indiretamente e, infelizmente, Inhambupe inclui-se neste cenário de sofrimento e convívio com tantas formas de violências e tanto sangue derramado. Diante deste contexto, somos desafiados a agir concretamente.
Inspirados na Campanha da Fraternidade 2018, uniram-se: a Igreja Católica, Grupo Espírita, Espiritualista, Igrejas Evangélicas, Religiões de Matrizes Africanas, Polícia Militar, Secretarias da Educação e Assistência Social, representantes do Comércio, representante da Sociedade Civil Organizada; todos numa mesma voz e em um mesmo sentimento, um grande sonho coletivo: SOMOS TODOS IRMÃOS! O AMOR E A FRATERNIDADE ENTRE NÓS E TODA A SOCIEDADE INHAMBUPENSE É UMA FORTE ARMA DE SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA E DE VIVÊNCIA DE UMA CULTURA DE PAZ. Só construindo uma cultura de PAZ, só trazendo DEUS, o Senhor da Paz, para o centro das nossas relações superaremos essa violência generalizada.

Em nossas discussões e diálogos identificamos algumas razões principais que geram a violência:
1 – A desestrutura Familiar:  Quando se perde os valores, o respeito, a formação do caráter e da ética no berço familiar, isso vai refletir diretamente na escola, na Igreja, nos postos de trabalho e em todos os setores da sociedade. Agressividade, desrespeito tem tornado o ser Humano semelhante a animais selvagens, desafiando estruturas religiosas e educacionais;
2 – A falta de uma base de Fé Sólida: Quando não se tem mais temor a Deus, quando as referências éticas e morais já não levam em conta os ensinamentos Divinos e Bíblicos, quando não se é capaz de sentir-se amado por Deus e de amar a Deus e ao Próximo será impossível viver em relações de paz.  SEM AMOR NÃO SE CONSTROE A PAZ! Disse Jesus: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”(Jo 15,12). SEM AMOR NÃO SE PODE PERDOAR! Disse também Jesus, sendo injustamente violentado e assassinado na Cruz: “Pai, perdoa-lhes, eles não sabem o que fazem”(Lc 23,34);
3 – Uma estrutura política corrupta: Não se prioriza os verdadeiros interesses da População. Nos últimos tempos, os investimentos em segurança tem sido vergonhosos, somados a lentidão, impunidade e muita “sujeira” em muitos órgãos da Justiça; Políticas públicas e justiça social igualitárias existem muito pouco na prática. A violência é um dos muitos reflexos das desigualdades sociais.
4 – Uma população egoísta, individualista e em busca dos próprios interesses: Pensa-se muito no próprio “eu”. Se o outro foi ou vier a ser roubado, agredido, injustiçado, morto, sente-se muito, mas logo busca-se mais proteção pessoal. Porque enquanto acontece com o outro, não é um problema “meu”, cada um busca sua proteção e dos seus familiares. Não há um sentir-se responsável com problemas sérios que está acontecendo ao nosso redor, mas que não nos atinge diretamente, não se vê muita preocupação e compromisso com o coletivo.
5 – A triste herança histórica: Desde a invasão portuguesa, os índios, nativos brasileiros, foram violentados e explorados, logo depois a violência continuou com a escravidão dos negros trazidos da África. Anos se passaram e mesmo vivendo em uma democracia, essa relação de violência e exploração continua impregnada na mentalidade brasileira, o “jeitinho brasileiro”, de sempre querer tirar vantagem ante ao outro é uma triste realidade.

A GRANDE PERGUNTA QUE FERE E INSTIGA NOSSAS ALMAS:
Existe solução? Eu posso fazer alguma coisa? O que? Como? Que caminho seguir?
Uma solução concreta e pronta não existe. O que existe é a certeza de que não podemos ficar de braços cruzados, precisamos urgentemente fazer alguma coisa. Ainda acreditamos que é possível sim, criar uma cultura de paz!
O Grande líder Espiritual e pacifista indiano Mahatma Gandhi, defendia que o homem deve respeitar não apenas os seres de sua espécie, mas todas as formas de vida, sendo a paz o mais perfeito ato do ser humano.
Apesar de muitas tendências violentas encontradas no comportamento humano no decorrer da nossa história, houve, todavia, figuras extraordinárias que promoveram a paz e o amor, acima de todas estas personalidades, paira Jesus Cristo, o Baluarte do Amor, o Príncipe da Paz, pacífico por excelência, assinalando o caminho a ser trilhado ao apresentar o Sermão da Montanha (Mt 5,1-12). 
Jesus disse: “Eu vos dou a minha paz. Não como o mundo a dá, mas como somente eu a posso dar.” (João, 14,27). Qual é a paz do Cristo? Sócrates afirmava: “A consciência tranquila, a palavra reta e os atos corretos.” Quando estamos em paz mentalmente, não temos vergonha do passado, não temos medo de acusações, podendo enfrentar as pessoas com tranquilidade, o que demonstra nossa paz. Pensemos então retamente, falemos de maneira correta e ajamos de forma saudável.  Para a doutrina Cristã: a certeza do Paraíso e da Vida Eterna torna-se uma fonte de Paz inesgotável.
No que refere-se a Educação, a mesma tem um sentido amplo, vai além dos muros da escola, é para vida. A instituição escolar não pode ser considerada como um mundo à parte da comunidade, e sim, como uma extensão da vida que existem lá fora. Todos devem ser convocados, inclusive a Família, a resolver conflitos que existe dentro do ambiente escolar e que são reflexos do que acontece fora dos espaços escolares. E juntos, desenvolverem ações que possam contribuir para o aperfeiçoamento dos valores relativos a paz e superação da violência.
A paz se constrói com o desenvolvimento do controle dos instintos, transformando-os em emoções de caráter elevado. O amor é o sentimento que faz com que o homem seja terno, solidário, compreensivo.  Essa é a paz do amor inconstante, a paz que não se perturba com o mal do outro, tanto quanto, o mal praticado pelo mau não provoca o mal no ser que é pacífico.
Na busca constante e urgente pela paz o AMOR é essencial. Cada ser humano precisa reaprender as regras da convivência e do respeito: isso será possível quando cada vez mais deixarmos de pensar em nós mesmos e pensarmos também no outro.

A GRANDE CAMINHADA PELA PAZ EM NOSSA CIDADE a realizar-se dia 04 de Maio de 2018 unindo Religiões, Polícia, Poder Público, Comércio e toda Sociedade Civil inhambupense é sem sombra de dúvida um grande passo para uma cultura de paz!
Agora convidamos você ou seu grupo para responder e pôr em prática as seguintes perguntas?
1 – Você tem feito alguma coisa que venha a contribuir com uma cultura de paz em sua casa, trabalho, Igreja, Bairro, Cidade ou país?
2 - O que você poderia fazer para gerar mais cultura de paz em vez de violência?
3 – Como você vê a Caminhada pela Paz a realizar-se em Inhambupe unindo religiões, polícia e várias outras entidades da sociedade civil?

NOSSA GRANDE ESPERANÇA
Que esta tentativa de unidade iniciada na cidade de Inhambupe em prol de uma mesma causa: A SUPERAÇÃO DA VIOLÊNCIA possa nos levar a vivenciar uma Cultura de Paz e a Cantar de todo coração como cantou São Francisco:


* Este texto foi elaborado em conjunto por representantes da Igreja Católica, Igrejas Evangélicas, Grupo Espírita, Religiões de Matrizes Africanas, Secretarias de Educação e Assistência Social. E organizado pelo Padre José Renato Peixinho Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário