quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Após tratamento, mãe transgênero consegue amamentar o filho nos EUA



Uma mulher transgênero conseguiu amamentar seu filho após três meses e meio de tratamento com hormônios, uma droga para náuseas e estimulação contínua nos seios. De acordo com a Época Negócios, o caso é inédito na medicina e a produção de leite foi a única fonte de nutrição da criança nas primeiras seis semanas de vida. "Esse caso mostra que, sob certas circunstâncias, a lactação pode ser induzida em mulheres transgênero", declarou Tamar Reisman, uma das médicas envolvidas no tratamento. 

A paciente que não teve seu nome divulgado procurou o Hospital Monte Sinai, em Nova York em busca de uma solução. Sua parceira, que estava grávida não queria amamenta o bebê, então ela queria tentar assumir essa função. A mulher transgênero realizava terapia hormonal desde 2011, mas não havia passado por procedimentos cirúrgicos. Entretanto, por conta dos hormônios a paciente já possuía seios aparentemente femininos. 

Desta forma, a solução encontrada pelos médicos responsáveis foi aumentar as doses de estradiol e progesterona, para simular o aumento dos níveis vistos durante a gravidez; utilizar domperidona, um medicamento que tem como efeito o aumento dos níveis de prolactina; e de uma bomba para estimular os seios. Após um mês de tratamento já foi possível detectar a produção de gotas de leite e, aos três meses a paciente já produzia 237 ml. Quando a criança nasceu, a mãe foi capaz de amamentar o bebê nas primeiras seis semanas. No período, o pediatra da criança registrou que o crescimento, alimentação e hábitos intestinais estavam normais. “Com seis semanas, a paciente começou complementar a amamentação com fórmula diariamente, devido a preocupações sobre o volume insuficiente de leite”, apontaram as autoras do artigo.

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/saude/noticia/20800-apos-tratamento-mae-transgenero-consegue-amamentar-o-filho-nos-eua.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário