Impostômetro de Inhambupe

Veja no Blog

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Mutirão contra o glaucoma atende cerca de 500 pessoas em Inhambupe

Prevenir o glaucoma e outras doenças oculares. Foi com esse objetivo que cerca de 500 pessoas compareceram nos dois dias ao 1º Mutirão de Combate ao Glaucoma em Inhambupe, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Governo do Estado.
A iniciativa teve como objetivo identificar e oferecer tratamento a pessoas com mais de 50 anos que fossem hipertensos, diabéticos, míopes, monoculares (têm apenas um olho) e que possuíssem caso de glaucoma na família, doença que pode levar à cegueira. Uma unidade móvel foi instalada em frente à Secretaria de Saúde, e os pacientes passaram por várias etapas para receber o seu diagnóstico e no final, quando necessário, receberam a medicação adequada para o tratamento.
A dona de casa Elenilda Nascimento que faz o tratamento há oito anos contra o glaucoma, agradeceu o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde. “Essa iniciativa é muito gratificante para nós munícipes, a gente tinha que se deslocar para Salvador ou outro centro para fazer os exames. Esse evento de qualidade excelente aqui facilitou, e muito, as nossas vidas”, afirmou.
De acordo com a secretária Wilma Vergasta, o glaucoma é uma doença ocular causada pela elevação da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico comprometendo a visão e, na falta de tratamento adequado, pode levar à cegueira. A secretária ressaltou que a prevenção é essencial para combater a doença: “Por ser uma doença silenciosa, é importante que o paciente faça exames de rotina. Se o glaucoma for diagnosticado e tratado de forma correta, no início, as chances de controle são maiores”, alertou.
Wilma ressaltou que, graças ao Secretário Estadual de Saúde, dr. Fabio Vilas-Boas, e ao superintendente da SAIS, Mateus Simões, a unidade móvel esteve em Inhambupe. “Em breve realizaremos o 2º Mutirão de Combate ao Glaucoma no município e já contamos com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde”, afirmou.
Fonte: https://prefeituradeinhambupe.wordpress.com/2015/10/05/mutirao-contra-o-glaucoma-atende-cerca-de-500-pessoas-em-inhambupe/