Impostômetro de Inhambupe

Veja no Blog

sábado, 19 de setembro de 2015

Ibope divulga nova pesquisa de eleição presidencial

 Os três principais nomes do PSDB derrotariam Lula se a eleição presidencial fosse hoje, revela nova pesquisa Ibope (reprodução)

Uma nova pesquisa Ibope divulgada com exclusividade na coluna de José Roberto de Toledo, do Estadão, aponta todos os candidatos do PSDB na frente em um eventual segundo turno contra Lula, possível candidato do PT.
Se houvesse um segundo turno hoje entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o tucano venceria por 50% a 31%, com 15% de brancos e nulos e 4% de indecisos.
Em uma simulação com o senador José Serra (PSDB-SP), o tucano também venceria Lula por 43% a 36% do petista.
Quando a disputa é entre Lula e Alckmin, a vantagem mais uma vez é do candidato da oposição. O atual governador de São Paulo teria 41% dos votos totais, contra 37% de Lula.
Apesar da vantagem significativa para os candidatos da oposição, José Roberto de Toledo afirma que uma pesquisa eleitoral realizada agora, a três anos da eleição, tem características diferentes de levantamentos feitos durante o próprio período eleitoral.
“É preciso lembrar que as pesquisas eleitorais muito antes das eleições tem uma taxa de acerto menor do que as realizadas em datas mais próximas ao momento de o eleitor votar. A sondagem fora de uma eleição é o que se chama de imposição de problemática: a maioria dos eleitores não está pensando no assunto e forma sua opinião no momento em que é abordada pelo pesquisador. Está, assim, mais suscetível a trocar de candidato”, afirma.
“Essa pesquisa não indica o que acontecerá no fim da corrida, porque isso sempre depende da dinâmica da campanha eleitoral”, conclui.
Outros dados da pesquisa:
– 1 a cada 5 eleitores de Dilma não quer Lula nem Aécio.
– 29% dos que votaram em Dilma hoje dariam o seu voto para Aécio.
– Lula e Aécio estão empatados tecnicamente no Nordeste e entre as camadas mais pobres.
– Apenas 51% dos eleitores de Dilma do segundo turno votariam em Lula em 2018 numa disputa contra Aécio.

Fonte: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/08/ibope-divulga-nova-pesquisa-de-eleicao-presidencial.html