quinta-feira, 9 de julho de 2015

AN disponibiliza documentos entregues pelo governo norte-americano

O Arquivo Nacional disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 09/07, documentos inéditos do governo norte-americano referentes ao período da ditadura militar. 

A partir de solicitação da Comissão Nacional da Verdade (CNV), encaminhada ao presidente Barack Obama em 16 de agosto de 2012, o governo dos Estados Unidos enviou ao governo brasileiro três remessas de documentos. 

A primeira remessa contém 43 documentos do Departamento de Estado dos Estados Unidos, produzidos no período de janeiro de 1967 a dezembro de 1977, encaminhados pelo governo norte-americano por ocasião da visita ao Brasil do vice-presidente Joseph Biden, em junho de 2014, e divulgados pela CNV em http://cnv/outros-destaques/498-documentos.html.

A segunda remessa, com 113 documentos, foi recebida em dezembro de 2014 e a terceira remessa, com 538 documentos, foi entregue ao governo brasileiro no último dia 30 de junho. 

Os documentos estão disponíveis para consulta no Sistema de Informações do Arquivo Nacional: http://www.an.gov.br/sian/principal_pesquisa.asp?busca=multinivel/multinivel_consulta4.asp?v_codReferenciaPai_ID=1278707

Passo-a-passo: Para visualizar os documentos, selecione uma das três remessas, clicando na seta. Depois, escolha o documento, clicando na lupa. Na nova janela, clique em “arquivo digital”, no canto superior direito, depois, clique na lupa. 

Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=2352&sid=40

Nenhum comentário:

Postar um comentário