domingo, 21 de junho de 2015

Terra entrou em novo período de extinção em massa, diz estudo

A Terra entrou em um novo período de extinção em massa, de acordo com um estudo feito por três universidades americanas. E os humanos podem estar entre as primeiras vítimas. A pesquisa, feita por cientistas das universidade de Stanford, Princeton e Berkeley, diz que os vertebrados estão desaparecendo a uma taxa 114 vezes mais rápida que o normal. Segundo informações do portal G1, a descoberta confirma os resultados de um estudo publicado pela Universidade de Duke no ano passado. "Estamos entrando agora no sexto grande período de extinção em massa", disse um dos autores do novo estudo. 

O último ocorreu há 65 milhões de anos, com a extinção dos dinossauros, atribuídas a queda de um grande meteoro na Terra. "Se for permitido que isso continue, a vida vai levar milhões de anos para se recuperar e nossa própria espécie provavelmente desapareceria logo no início", disse o autor principal da pesquisa, Gerardo Cabellos. 

A conclusão foi baseada na análise histórica das taxas de extinção dos vertebrados por meio de fósseis que demonstrou que a taxa atual era mais que 100 vezes mais alta do que em períodos em que a Terra não estava passando por um evento de extinção em massa. Segundo o relatório da pesquisa, mais de 400 vertebrados desapareceram desde 1900. Uma perda como esta normalmente seria vista, de acordo com os cientistas, em um período de até 10 mil anos. 

O estudo, que foi publicado na revista científica Science Advances,  menciona como causas da extinção, as mudanças climáticas, poluição e desmatamento. Processos como a polinização feita pela abelhas também podem desaparecer em consequência destas agressões, em um período de até três gerações humanas. "Há exemplos de espécies, em todo o mundo, que são basicamente mortos-vivos", disse o professor de Stanford Paul Ehrlich, que acrescentou: "Estamos cavando nossa própria cova".

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/174298-terra-entrou-em-novo-periodo-de-extincao-em-massa-diz-estudo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário