
Nascida em Salvador no dia 19 de janeiro de 1934, Consuelo Pondé possuía um vasto currículo nas áreas de história, geografia, sociologia e antropologia, tornando-se referência no estado.
>> Leia artigo assinado por Edivaldo M. Boaventura, membro da Academia de Letras da Bahia, sobre a vida de Consuelo Pondé e do IGHB
Releia entrevista
Exerceu o cargo de diretora do Centro de Estudos Baianos da Ufba, Associação Baiana de Imprensa, Casa de Ruy Barbosa, Arquivo Público do Estado da Bahia, além de ter sido chefe do Departamento de Antropologia e Etnologia da FFCH da Ufba e conselheira do Conselho Permanente da Mulher Executiva da Associação Comercial, da Associação Comercial e do Conselho Consultivo da Associação Bahiana de Imprensa.
Também publicou uma série de livros, entre eles "Portugueses e africanos em Inhambupe", "Introdução ao estudo de uma comunidade do agreste baiano: Itapicuru", "A imprensa revolucionária na Independência" e "Os Dantas de Itapicuru".
No IGHB, estava em seu quinto mandato como presidente. O corpo da historiadora será velado durante a tarde, no próprio instituto.
Fonte:http://atarde.uol.com.br/bahia/salvador/noticias/1680909-morre-aos-81-anos-a-historiadora-consuelo-ponde?direcionado=true
Nenhum comentário:
Postar um comentário