domingo, 11 de janeiro de 2015

´Semanas da gestação´: como calcular de quanto tempo você está grávida


Se por um lado a gestação é um período de espera, por outro, o tempo ajuda a dar um pouco de previsibilidade a ela. São aproximadamente nove meses aguardando o parto e, levando em conta esse intervalo, existem algumas formas de saber quando o bebê vai nascer. Veja a seguir.

Como calcular o tempo de gravidez A forma ideal de calcular a idade gestacional (que nada mais é que o tempo do feto desde o encontro do espermatozoide e do óvulo) é saber exatamente qual foi o dia da concepção. Mas a maioria das pessoas não se lembra exatamente qual foi o dia em que ocorreu a relação sexual que deu a origem à gravidez. Por isso, o mais comum é fazer as contas usando o primeiro dia da última menstruação.

A mulher no período menstrual não estará fértil e, por isso, o mais provável é que ela tenha ficado grávida de duas a três semanas após a chegada da menstruação. Para os especialistas, essa variação de tempo pode ser desprezada uma vez que não afetará a avaliação do crescimento do bebê e ajuda a padronizar o cálculo do tempo de gestação, pois cada mulher ovula em um momento diferente do ciclo menstrual.

Fórmula de Naegele A fórmula de Naegele usa o período de 9 meses e 7 dias a partir da data da última menstruação para estimar o dia do parto. Você pode contar esse período no calendário ou utilizar a seguinte regra: subtraia três meses e some um ano e sete dias à data da última menstruação. O mais comum é que as mulheres deem à luz duas semanas antes ou depois da data calculada.

Por exemplo: - Data da última menstruação: 06/12/2014
- 06/12/2014 + 1 ano e 7 dias = 13/12/2015
- 13/12/2015 – 3 meses = 13/09/2015 (data provável do parto).

Exame para descobrir o tempo de gravidez Caso a mulher não lembre a data de sua última menstruação, é possível fazer um exame de ultrassom transvaginal, que pode ser realizado da quinta a décima segunda semana de gestação.

Por que contar a gestação em semanas? O bebê se desenvolve muito rápido durante a gestação, por isso os médicos optam por contar o período por semanas. Assim fica mais fácil saber exatamente por qual etapa do crescimento o feto está passando.

Meses e semanas de gestação Primeiro mês: 1 a 4 semanas de gestação
Segundo mês: 5 a 8 semanas de gestação
Terceiro mês: 9 a 12 semanas de gestação
Quarto mês: 13 a 6 semanas de gestação
Quinto mês: 17 a 20 semanas de gestação
Sexto mês: 21 a 24 semanas de gestação
Sétimo mês: 25 a 28 semanas de gestação
Oitavo mês: 29 a 32 semanas de gestação
Nono mês: 33 a 36 semanas de gestação 

Fonte: http://www.camacarinoticias.com.br/leitura_dicas.php?id=282521

Nenhum comentário:

Postar um comentário