sábado, 24 de janeiro de 2015

Material permite respiração embaixo d'água sem tanques de oxigênio


Apelidado de "Cristal do Aquaman", um material criado por pesquisadores dinamarqueses permite que mergulhadores possam respirar submersos sem o auxílio de tanques de oxigênio. Isso é possível porque o composto permite armazenar grandes quantidades de oxigênio em espaços minúsculos.

O "Cristal do Aquaman" é capaz de absorver oxigênio e armazená-lo a uma concentração quase 160 vezes maior do que a atmosfera, constituída por 21% do gás essencial para a vida na Terra.

O composto, de nomenclatura oficial [{(bpbp)Co2II(NO3)}2(NH2bdc)](NO3)2 * 2H2O, libera o oxigênio absorvido em pequenas quantidades quando exposto ao calor. Um dos seus usos almejados na medicina é o auxílio a pacientes com câncer de pulmão e que dependem exclusivamente de aparelhos para respirar.

Poucos grãos do cristal armazenados em um recipiente específico, também desenvolvido na Dinamarca, são necessários para permitir a respiração por um dia de um paciente dependente de aparelhos.

O principal desafio dos cientistas agora é baratear a produção do composto, que possui uma fórmula complexa e de difícil reprodução. Assim, poderão sintetizar os cristais em grandes quantidades e aplicá-los em diversos ramos da medicina.

Fonte:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/material-permite-respiracao-embaixo-d-agua-sem-tanques-de-oxigenio/46395

Nenhum comentário:

Postar um comentário