terça-feira, 1 de julho de 2014

Orkut encerra atividades no Brasil dia 30 de setembro

O Orkut está dando adeus aos seus usuários, mesmo sendo o 454º site mais acessado no Brasil, país responsável atualmente por 51,7% do total de acessos da rede social, de acordo com Alexa, site de análise da Internet, criado pela Amazon. Segundo o diretor de Engenharia do Google, Paulo Golgher, em carta divulgada ontem no blog da empresa, o Orkut será descontinuado no dia 30 de setembro de 2014 e, desde ontem, não é mais permitida a criação de novas contas.
 Golgher informou que os usuários podem exportar as informações do seu perfil, mensagens de comunidades e fotos usando o Google Takeout, que ficará disponível até setembro de 2016. Criado em 2004, o Orkut, no seu auge, já teve 30 milhões de usuários ativos, mas, em dezembro de 2013, caiu para 6 milhões.

Comunidades
O consultor de segurança da informação e continuidade de negócios da Daryus, Cláudio Dodt confessa que utilizava a ferramenta, especialmente pela estrutura das comunidades, que são parecidas com os grupos e fanpages do facebook.

Existiam desde comunidades sobre séries e filmes, até mesmo focadas em assuntos técnicos e pesquisas”, diz. Por outro lado, a rede social oferecia poucos comandos de controles de privacidade. “Isso permitia uma verdadeira farra para os stalkers (pessoas que acompanham a vida dos outros na internet)”.

Dodt destaca ainda que o Orkut gerava uma série de problemas legais. “Especialmente a postagem de dados com conteúdo racista, apologia ao uso de substâncias proibidas, pedofilia e compartilhamento de softwares e musicas piratas”, observa. A possibilidade de uso de arquivos de imagem com animações (GIF), “criando poluição virtual nos perfis e mensagens” também é outro ponto citado pelo profissional. “A página possibilitou, em alguns momentos, a propagação de vírus e códigos maliciosos, além de dar, aos brasileiros, a fama de mal educados virtuais, por postar conteúdo impróprio”, analisa.

Para o professor da Faculdade da Câmara dos Dirigentes Lojistas, na área de empreendedorismo na Internet, Carlos Gouvêia, o encerramento das atividades do Orkut mostra que o Facebook, vem ocupando o espaço com “mais eficiência”. “O Facebook tem mais aceitação, por oferecer mais vantagens às organizações empresariais”. “É uma rede social onde as pessoas divulgam mais e utilizam melhor os comandos”, conclui. 

Saiba tudo sobre o fim do Orkut:

Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2014/07/01/noticiasjornaleconomia,3275298/orkut-encerra-atividades-no-brasil-dia-30-de-setembro.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário