domingo, 20 de julho de 2014

'Impostômetro' da ACSP atinge R$ 900 bilhões neste domingo

Imagem; m.terra.com.br

Painel eletrônico em São Paulo marca o total de impostos, taxas e contribuições pago pelo brasileiro


O "impostômetro" da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu a marca de R$ 900 bilhões por volta das duas da manhã deste domingo. O painel, instalado na sede da entidade, no centro da capital paulista, informa os valores pagos pelos brasileiros em impostos, taxas e contribuições para União, estados e municípios. 
No ano passado, o mesmo valor só foi atingido no dia 27 de julho, o que sinaliza aumento da carga tributária de um ano para o outro, destaca a ACSP.
Atualmente, a carga tributária brasileira é de aproximadamente 36% do PIB. Para o presidente da ACSP, Rogério Amato, o patamar deve ser superior em 2014. “A arrecadação tributária deverá superar os crescimentos do PIB e da taxa de inflação, graças, principalmente, aos parcelamentos de débitos que deverão gerar recursos adicionais para o fisco", disse em comunicado. 
Em abril de 2005, o "impostômetro" foi implantado pela ACSP, com o objetivo de chamar a atenção dos brasileiros para o grande volume de tributos pagos pelos consumidores. Os valores que aparecem no painel são calculados pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). 

Fonte: http://www.jb.com.br/economia/noticias/2014/07/20/impostometro-da-acsp-atinge-r-900-bilhoes-neste-domingo/?from_rss=None

Nenhum comentário:

Postar um comentário