quinta-feira, 5 de junho de 2014

Apesar de Dilma, inauguração do metrô não terá esquema especial antiprotestos

Um dia antes da abertura da Copa do Mundo, na próxima quarta-feira (14), o primeiro trecho do metrô de Salvador tem previsão de ser inaugurado, mas nenhuma operação específica de segurança está prevista para acontecer durante o evento. De acordo com o governador Jaques Wagner, a cerimônia que marcará o início da operação teste da Linha 1 contará com a presença da presidente Dilma Rousseff, porém a assessoria da mandatária não confirma o compromisso. 

O titular da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Maurício Barbosa, informa que o reforço nas ações de combate e prevenção à violência estão concentradas no período do Mundial. “Terá o policiamento do entorno, mas não vai ter uma operação para a inauguração. A gente pode ter, caso a inteligência aponte [protestos marcados], mas fora isso, não”, declarou, em entrevista ao Bahia Notícias. “No metrô, fizemos vistoria com o Corpo dos Bombeiros, mas a segurança interna não é nossa responsabilidade”, esclareceu o secretário. 

A fase de ensaios do modal vai até o dia 15 de setembro, com funcionamento gratuito de 12h às 16h e capacidade limitada a 400 pessoas em cada trem. Nos seis dias de jogos em Salvador, utilização do sistema é restrita aos torcedores com ingressos que se deslocarão com ônibus fretados e cadastrados junto à Transalvador. Eles podem acessar os trens duas horas antes e depois das partidas. O diretor da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Carlos Martins, avalia que a morte do operário das obras do sistema, ocorrida a 13 dias da inaguração, não deve comprometer a sensação de segurança para os usuários. “O acidente não ocorreu na estação [Acesso Norte]. O que aconteceu foi uma fatalidade. 

O operário tinha 30 anos de profissão. Isso não afeta a segurança operacional”, avaliou o dirigente. Uma vistoria nos terminais do Acesso Norte e Campo da Pólvora e nas obras da Estação do Retiro será feita pelo governador a partir das 8h desta quinta-feira (5). 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/155366-apesar-de-dilma-inauguracao-do-metro-nao-tera-esquema-especial-antiprotestos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário