quinta-feira, 15 de maio de 2014

Greve da PM termina em Recife após saques e 234 detenções

Soldados da Força Nacional de Segurança Pública, que foram acionados em Pernambuco devido à greve da Polícia Militar

Policiais e bombeiros decidiram pôr fim à greve que tinha sido declarada ilegal após 24 horas

São Paulo - A greve da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros de Recife terminou nesta quinta-feira após 24 horas nas quais se viveu uma onda de violência, marcada por roubos e saques, e que deixaram pelo menos 234 detidos.
Após a assembleia realizada em frente ao palácio do governo em Recife, policiais e bombeiros decidiram pôr fim à greve que tinha sido declarada ilegal.
As desordens na cidade, uma das sedes da Copa do Mundo, começaram ao cair da noite de quarta-feira e se prolongaram durante a madrugada, com ataques de dezenas de pessoas contra lojas e caminhões que transportavam alimentos.
A Polícia Civil informou que, nas últimas 24 horas, pelo menos 234 pessoas foram detidas por crimes de roubos, furtos, posse ilegal de armas de fogo ou invasão de propriedade privada.
O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, pediu hoje reforços da Força Nacional de Segurança a fim de garantir a ordem nas ruas, perante a decisão inicial dos policiais de manter a greve que reivindicava melhores salários.
Horas depois, os funcionários decidiram pôr fim à greve: "Paramos porque entendemos que a sociedade pernambucana não pode continuar sofrendo", disse um dos representantes da PM, Joel Maurino.
Além dos detidos e dos danos materiais derivados da onda de violência, a CBF cancelou hoje dois jogos do Campeonato Brasileiro programados para este fim de semana em Recife pela falta de segurança na cidade.
A mudança das datas foi pedida esta tarde pela Federação Pernambucana de Futebol e aceita pela CBF. Com isso, os jogos entre Sport x Bahia e Náutico x Vasco serão realizados nos dias 4 e 6 de junho, respectivamente.
Pela mesma razão, vários eventos culturais assim como um encontro empresarial que aconteceriam nos próximos dias na capital de Pernambuco também foram cancelados.
Por outro lado, instituições educativas como a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) avisou a seus alunos que amanhã serão retomadas suas atividades acadêmicas e administrativas, que também tinham sido prejudicadas pela greve.

Fonte: http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/apos-saques-e-234-detencoes-greve-da-pm-termina-em-recife

Nenhum comentário:

Postar um comentário