segunda-feira, 19 de maio de 2014

Festival do Ver-o-Peso traz concurso e palestras de chefs internacionais

Festival Ver-o-Peso homenageia culinária paraense com eventos e jantares abertos ao público

Um dos maiores eventos gastronômicos do país, o festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense divulgou sua lista de eventos para a edição de 2014, que acontece de 28 de maio a 1º de junho.

Entre os eventos programados 12ª edição da festa, que já conta com algumas atividades desde o começo de maio, estão jantares beneficentes e aulas com convidados internacionais, como a dupla espanhola Pere Plangumà e Pere Castells, do instituto de pesquisas do chef catalão Ferran Adrià. Os espanhois irão ministrar uma aula sobre como a ciência e a culinária se unem.

Outras aulas incluem uma palestra sobre a pele do peixe, comandada pelo paraense Thiago Castanho (do restaurante Remanso do Bosque) e os paralelos entre o dendê e o tucupi, palestra da baiana Emanuele Ribeiro (do grupo PseudoChef, especializado em eventos).
Comendo na praça
O evento também abriu as portas para a comida de rua com o Chefs na Praça, espaço que reúne as barracas com pratos preparados por chefs paraenses com pratos a partir de R$ 10. 
Uma outra criação é o Boteco Veropa, que reúne cozinheiros locais e convidados para criar petiscos no clima "samba e cerveja". Este ano, os chefs Henrique Fogaça (Sal Gastronomia - SP), Janaína Rueda (Bar da Dona Onça - SP) e Kátia Barbosa (Aconchego Carioca - RJ) dividem a responsabilidade do menu ao lado dos paraenses Ilca do Carmo (do espaço gastronômico Santa Chicória), Milene Fonseca (Maricotinha), Carmelo Procópio (Marujo's Grill) e Daniela Martins (Lá em Casa).
O festival também conta com um concurso para jovens cozinheiros da região, que terão de preparar pratos com ingredientes paraenses diante de um júri. O vencedor será inscrito para participar do congresso gastronômico Mesa Tendências, em São Paulo, com passagem e hospedagem pagas pelo festival.
Para saber a programação completa e comprar ingressos para o evento, consulte o site oficial do festival.

Fonte: http://comidasebebidas.uol.com.br/noticias/redacao/2014/05/12/festival-do-ver-o-peso-traz-concurso-e-palestras-de-chefs-internacionais.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário