domingo, 4 de maio de 2014

Cartórios eleitorais fazem plantão em 14 estados neste domingo

Cartórios eleitorais fazem plantão neste domingo ( 4 ) em 14 estados em razão do prazo , que termina na próxima quarta-feira ( 7 ) , para pedido de transferência do titulo eleitoral , emissão do documento ( no caso de jovens com mais de 16 anos ) ou regularização ( no caso de quem teve o título cancelado por ter deixado de votar nas últimas eleições ) .
- Documentos necessários para novo título 
Para se tirar um novo título , é preciso apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência .
- Transferência de domicílio eleitoral 
Quem tem título eleitoral mas mudou de cidade ou estado e quer pedir a transferência do domicílio eleitoral , deve levar o título de eleitor , documento com foto e comprovante de residência - é preciso residir no novo domicílio há , no mínimo , três meses .
- Eleitor com deficiência 
Também termina nesta quarta ( 7 ) o prazo para o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida pedir a transferência do local de votação para uma seção eleitoral especial .
- De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral , o cidadão com deficiência é um eleitor comum e tem a obrigação de votar , como todos os outros alfabetizados que tenham entre 18 e 70 anos .
- Biometria: 
Nas cerca de 800 cidades que terão votação com identificação biométrica , o eleitor passará pelo cadastramento biométrico ao tirar novo título , transferir o documento ou regularizar a situação eleitoral
.- Voto obrigatório O voto é obrigatório para todos os brasileiros alfabetizados entre 18 e 70 anos e facultativo para quem é analfabeto , tem 16 ou 17 anos e mais de 70 .
- Consequências de não votar ou não justificar
 Quem deixa de votar e não justifica a ausência , pode ter o título cancelado e será proibido de obter financiamento em banco público , se matricular em instituição federal , tirar passaporte e assumir cargo público.

Fonte:  http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/05/cartorios-eleitorais-fazem-plantao-em-14-estados-neste-domingo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário