quinta-feira, 3 de abril de 2014

Procurador-geral da República preocupa-se com denúncias de apologia à violência

Após encaminhar ao Ministério Público Federal (MPF) uma representação movida pela liderança do PCdoB na Câmara contra a jornalista Rachel Sheherazade e o SBT, o procurador-geral da República Rodrigo Janot afirmou que vê com “muita preocupação” as denúncias de que a apresentadora teria feito apologia à violência. “O que eu posso falar, em tese, é que é preciso ter cuidado para não caminhar para a censura aos meios de comunicação. 

Mas a  liberdade de imprensa, que é um dos sustentáculos do processo democrático, deve ser exercida com certa responsabilidade. Incitação é crime e não se insere na liberdade de imprensa. A veiculação de práticas discriminatórias e de racismo, no meu entendimento, também não se insere na liberdade de imprensa”, disse Janot, em entrevista ao site Congresso em Foco. 

A representação, assinada pela líder da bancada comunista, Jandira Feghali (RJ), pede abertura de inquérito por apologia e incitação ao crime, à tortura e ao linchamento, referente aos comentários de Sheherazade sobre o caso do adolescente acusado de furto que foi preso a um poste, teve parte da orelha cortada e foi espancado por um grupo de “justiceiros” no Rio de Janeiro. 

Além de julgar a ação do grupo “compreensível”, diante da insegurança nas ruas, ela criticou os militantes de direitos humanos: “Faça um favor ao Brasil. Leve um bandido para casa”, disse. Do MPF, a ação já foi encaminhada ao Ministério Público Estadual pela procuradora da República Ryanna Veras, junto a outros pedidos de cidadãos que também consideram ofensiva a fala da apresentadora. Já o pedido de suspensão da verba publicitária do governo federal para o SBT, feito por Jandira, será analisado pela divisão cível do MPF-SP. Segundo o Congresso em Foco, só em 2012, o SBT recebeu R$ 153 milhões por campanhas do governo federal. Procurados pela reportagem, o SBT e a apresentadora não comentaram o caso. 

Fonte: http://www.bahianoticias.com.br/noticia/152756-procurador-geral-da-republica-preocupa-se-com-denuncias-de-apologia-a-violencia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário