quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Dia da Saudade

Saudade é uma palavra de origem latina, utilizada para definir sentimento de falta de algumas pessoas, objetos, lugares ou acontecimentos vividos.
A história retrata que o surgimento da expressão se deu na época da colonização do Brasil, onde os portugueses sofriam com a distância de sua terra, sua casa e seus familiares.
Nem toda língua traduz um significado para a palavra saudade, pois muitas não são capazes de explicar esse sentimento de ausência, de carência ou de melancolia.
Trazem um sentido empobrecido e frio desse sentimento tão nobre. Na língua inglesa a palavra saudade é demonstrada como sentir a falta (i miss you), no espanhol é a falta que provoca recordação (recuerdo), no francês é lembrança ou souvenir e no italiano uma recordação de afeto (rocordo affetuoso).
Em 30 de janeiro comemora-se o dia da saudade, a fim de dedicar às lembranças de pessoas que não estão mais em nosso meio, seja por mudança ou por falecimento. Além disso, podemos sentir a falta de festas de família, de amigos e professores da escola, de uma roupa que era especial, um presente que ganhamos de alguém importante para nós, etc.
Por ter um caráter melancólico e triste, a palavra saudade aparece em poesias e poemas, retratando os sentimentos de seus autores.
Muitas músicas falam de saudade, a fim de mostrar o lado romântico da vida, existente nas relações afetivas, nos amores perdidos, na família ausente, nos animais que partiram, nas viagens, etc.
Fernando Pessoa escreveu um poema com o nome de Saudade. No mesmo, o escritor relata seus sentimentos sobre a amizade: "Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. [...] A saudade vai apertar bem dentro do peito. Vai dar uma vontade de ligar, ouvir aquelas vozes novamente... E nos perderemos no tempo... Por isso, fica aqui um pedido deste humilde amigo: não deixes que a vida passe em branco, e que pequenas adversidades seja a causa de grandes tempestades... Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos!" 

Fonte: http://www.mundoeducacao.com/datas-comemorativas/dia-saudade.htm









Nenhum comentário:

Postar um comentário