sábado, 23 de novembro de 2013

Inaugurada primeira cervejaria da Itaipava no Nordeste

A primeira cervejaria da Itaipava no Nordeste foi inaugurada na tarde desta sexta-feira (22), em Alagoinhas, a 108 km de Salvador. A cerimônia contou com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A presidente Dilma Roussef chegou a sinalizar que participaria do evento, mas mudou de ideia e não aterrissou em terras baianas. De acordo com o diretor de negócios da empresa, Douglas Costa, a empresa investiu R$ 600 milhões e gerará 600 empregos. Disputada pelos estados de Ceará e Pernambuco, Costa explica que a decisão pela montagem na Bahia levou em conta a necessidade de expandir o alcance da linha de produtos do grupo. O nordeste é terceiro mercado de cerveja do país e o clima favorece. "Optamos por Alagoinhas por conta da qualidade da água, da logística e dos apoios dos governos estadual e municipal". 

Na unidade, localizada no.município de Alagoinhas, 108km de Salvador, forma investidos 600 milhões de reais. O diretor de negócios da empresa, Douglas Costa afirmou em coletiva de imprensa que serão gerados 800. Costa explica que a decisão pela montagem na Bahia levou em conta a necessidade de expandir o alcance da linha de produtos do grupo. O nordeste é terceiro mercado de cerveja do país e o clima favorece. "Optamos por Alagoinhas pordem Costa da qualidade da água, da logística e dos apoios governo do estado e municipal". O secretário estadual da Indústria e Comércio, James Correia, afirmou que a Itaipava entra verdadeiramente na disputa do mercado baiano e nordestino. 

De acordo com o chefe da pasta, o grupo se preparou, investiu na construção da fábrica e agora faz um investimento da mesma proporção: R$ 600 milhões para desenvolver a distribuição. Antes do anúncio da instalação, em 2012, as pesquisas indicavam que a cervejaria ocupava apenas 0,5% do mercado baiano. Este mês a Itaipava tem 1,5% deste mercado. A expectativa, segundo Costa, é chegar à marca dos 15% em 2014. No plano nacional a estimativa é sair dos atuais 11% para 14% até dezembro de 2014. Para tanto algumas ações estão previstas.

A primeira é o investimento em publicidade, mais precisamente em futebol. Embora reconheça a dificuldade de se entrar neste fechado negócio, o grupo busca soluções como o Naming Rights de novas arenas, tais como a Fonte Nova e a Pernambuco. "Escolhemos o futebol, uma das maiores paixões brasileiras, e unimos à cerveja, outra paixão nacional, para criarmos vínculos permanentes com os nordestinos", revelou Costa. O grupo também está em negociações avançadas para entrar como um dos patrocinados do Carnaval de Salvador. O diretor não revelou detalhes sobre o processo, contudo, deixou clara a intenção de ocupar este espaço. A possibilidade mais provável é que com a saída da Ambev, Itaipava e Schincariol dividam a cota destinada às cervejarias na folia momesca.
Unidade baiana
Em Alagoinhas, a fábrica terá a capacidade de 6 milhões de hectolitros por ano; duas linhas de produção; 62 mil garrafas por hora e 128 mil latas por horas; geração de 600 empregos diretos e 3 mil indiretos. A meta de aproveitamento é de 3,3 litro d'água por litros de cerveja.

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