terça-feira, 5 de novembro de 2013

Alerta: acessórios para os dentes podem provocar desgaste, quebra e até infecções


Katy Perry mostra seus grillz durante a premiação do VMA.
A lista de pop stars que aderiram à moda do grillz - acessório para os dentes feito com placas de ouro, prata ou platina, em diversos formatos - é extensa e tem inspirado adeptos em todo o mundo. Madonna, Rihanna, Katy Perry, Beyoncé, são apenas algumas das celebridades que decidiram exibir dentes decorados recentemente. O uso do aparelho, porém, preocupa especialistas brasileiros, que alertam: enfeitar o sorriso sem o aval do dentista pode causar danos à saúde bucal, como desgaste e fratura dos dentes.

"Os grillz são estruturas de metal fixadas aos dentes com um silicone. Esse metal, em contato com os dentes da arcada oposta, pode provocar o desgaste e até a fratura dos mesmos. Caso não estejam bem adaptados, podem causar também retração das gengivas, o que gera sensibilidade, e interferir na fala", afirma o consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Mauro Piragibe.

Outro cuidado fundamental diz respeito à higiene do acessório. Como é um artefato removível, ele deve ser retirado antes de todas as refeições e escovado como se fosse uma prótese total. A conversa com o dentista, antes do uso do enfeite, é fundamental para tirar dúvidas e verificar se o modelo está adequado ao formato da boca do paciente.

"Procure um profissional apto a fazer o grillz, com experiência, e não use o acessório como um artefato definitivo", orienta ainda Piragibe.

Aparelhos caseiros

Outra moda que tem conquistado adolescentes em diversos países oferece riscos ainda mais graves à saúde: a dos aparelhos fixos caseiros. A "febre" começou em alguns países da Ásia, onde usar aparelho dentário é sinal de status. Em janeiro, duas adolescentes morreram na Tailândia, após o uso de um aparelho falso, feito em casa para fins estéticos.

No Brasil, não é difícil encontrar tutoriais ensinando a fazer o acessório no YouTube. Embora por aqui a ortodontia (área da odontologia que cuida da correção do posicionamento dos dentes e ossos maxilares) tenha se popularizado, muitas crianças e jovens aderem à moda dos aparelhos caseiros.

"Há riscos para os dentes e gengiva que podem sofrer danos irreversíveis. Além disso, muitos materiais são extremamente tóxicos, como o chumbo, que foi a causa da morte na Tailândia, no começo do ano. Há também risco de infecção e aspiração de partes do aparelho", ressalta a ortodontista Luciana Arcas.


Fonte: http://camacarinoticias.com.br/leitura.php?id=235072

Nenhum comentário:

Postar um comentário