domingo, 22 de setembro de 2013

Cinco coisas que você deve saber sobre a primavera que começa neste domingo

Confira algumas curiosidades sobre a estação que se inicia:

1 - MAIS QUENTE


Outubro deve ter temperaturas mínimas acima do normal. Em Uruguaiana, onde a mínima média costuma ser de 14°C, devem ser registrados pelo menos 2°C a mais. A máxima, habitualmente em 25,7°C, pode alcançar 28°C. Na Capital, a oscilação acima da média pode ser mais sutil, com acréscimo de 0,5°C à mínima habitual de 15°C e à máxima de 24,4°C.

2 - CUIDADO COM ALERGIAS

As crises de alergias respiratórias tendem a se tornar mais frequentes, devido à polinização das árvores e às oscilações de temperatura. Algumas dicas para amenizar o desconforto:
– Lave edredons e cobertores.
– Evite tapetes em casa.
– Limpe o chão e os móveis com pano úmido ou vaporizadores.
– Não coloque plantas naturais nos quartos.
– Use óculos escuros.

3 - EFEITO CEBOLA

Preste atenção à previsão do tempo. A primavera é uma estação de transição, acumulando características do inverno e do verão. Para não ser surpreendido, vale se preparar para o “efeito cebola”, referência comum entre os médicos: vista-se de forma a poder retirar casacos e blusas mais pesados conforme a temperatura vai se elevando ao longo do dia.

4 - ALIMENTAÇÃO LEVE

A nutricionista Lenice Zarth Carvalho sugere algumas adaptações para o cardápio:
– Opte por alimentos crus, com mais vitaminas.
– Beba um litro e meio de água (seis copos) por dia. Para quem pratica atividade física, a quantidade deve ser maior.
– Troque pratos calóricos, à base de molhos por receitas mais leves. As saladas ficam mais atraentes a partir de agora. Prefira peixe e frango em vez de carne vermelha. Omeletes são uma boa opção para substituir as carnes.
– Sucos podem ser incluídos no café da manhã e nos lanches.

5 - EQUINÓCIO

Neste domingo, quando a primavera começar nos países localizados abaixo da linha do Equador, às 17h44min, os dois hemisférios terrestres estarão recebendo a mesma quantidade de luz solar. Se por aqui o clima fica mais ameno, no hemisfério norte, será o início do outono. Dia e noite terão a mesma duração: 12 horas cada um. 


Fonte: http://camacarinoticias.com.br/leitura_dicas.php?id=229578

Nenhum comentário:

Postar um comentário