domingo, 31 de março de 2013

O que é o domingo de páscoa? - A história e a simbologia do Domingo de Páscoa

O que significa o domingo de páscoa, o que é comemorado nesta data, entenda a simbologia do dia de páscoa.

O domingo de páscoa conclui a quaresma, as semana santa. No domingo de páscoa celebramos a vitória de Jesus que desceu a mansão dos mortos e ressuscitou ao terceiro dia para salvar os pecados de todos os homens.
Jesus cumpre sua missão como homem e sobe aos céus para então retornar ressurecto para se sacrificar em prol da humanidade, para passar a palavra a seus discípulos sobre a boa nova, sobre o inicio da era da salvação.
O domingo de páscoa é uma das datas maiores do calendário cristão. Época de comemorar, festejar, afinal o salvador resuscitou para nos salvar.
Conheça o que é o domingo de páscoa, sua simbologia, significado e explicações para essa data tão especial.

O simbolismo do Domingo de Pascoa

o que é domingo de páscoa, a ressurreição de Jesus
 
O Domingo de Páscoa é o final de uma comemoração que se indicia na quarta feira de cinzas, periodo que chamamos de quaresma. O domingo de pascoa é o dia em que até mesmo a mais pobre igreja se reveste com seus melhores ornamentos, é o ápice do ano litúrgico. É o aniversário do triunfo de Cristo. É a feliz conclusão do drama da Paixão e a alegria imensa depois da dor. E uma dor e alegria que se fundem pois se referem na história ao acontecimento mais importante da humanidade: a redenção e libertação do pecado da humanidade pelo Filho de Deus.
São Paulo nos diz : "Aquele que ressuscitou Jesus Cristo devolverá a vida a nossos corpos mortais". Não se pode compreender nem explicar a grandeza da Páscoa cristã sem evocar a Páscoa Judaica, que Israel festejava, e que os judeus ainda festejam, como festejaram os hebreus há três mil anos. O próprio Cristo celebrou a Páscoa todos os anos durante a sua vida terrena, segundo o ritual em vigor entre o povo de Deus, até o último ano de sua vida, em cuja Páscoa aconteceu na ceia e na istituição da Eucaristia.
Cristo, ao celebrar a Páscoa na Ceia, deu à comemoração tradicional da libertação do povo judeu um sentido novo e muito mais amplo. Não é um povo, uma nação isolada que Ele liberta, mas o mundo inteiro, a quem prepara para o Reino dos Céus. A Páscoa cristã - cheia de profunda simbologia - celebra a proteção que Cristo não cessou nem cessará de dispensar à Igreja até que Ele abra as portas da Jerusalém celestial. A festa da Páscoa é, antes de tudo, a representação do acontecimento chave da humanidade, a Ressurreição de Jesus depois de sua morte consentida por Ele para o resgate e a reabilitação do homem caído. Este acontecimento é um dado histórico inegável. Além de que todos os evangelistas fizeram referência. São Paulo confirma como o historiador que se apoia, não somente em provas, mas em testemunhos.
Páscoa é vitória, é o homem chamado a sua maior dignidade. Como não se alegrar pela vitória d'Aquele que tão injustamente foi condenado à paixão mais terrível e à morte de cruz?, pela vitória d'Aquele que anteriormente foi flagelado, esbofeteado, cuspido, com tanta desumana crueldade.
Este é o dia da esperança universal, o dia em que em torno ao ressuscitado, unem-se e se associam todos os sofrimentos humanos, as desolusões, as humilhações, as cruzes, a dignidade humana violada, a vida humana respeitada.
A Ressurreição nos revela a nossa vocação cristã e nossa missão: aproximá-la a todos os homens. O homem não pode perder jamais a esperança na vitória do bem sobre o mal. Creio na Ressurreição?, a proclamo?; creio em minha vocação e missão cristã, a vivo?; creio na ressurreição futura? , é alento para esta vida?, são perguntas que devem ser feitas.
A mensagem redentora da Páscoa não é outra coisa que a purificação total do homem, a libertação de seus egoísmos, de sua sensualidade, de seus complexos, purificação que, ainda que implique em uma fase de limpeza e saneamento interior, contudo se realiza de maneira positiva com dons de plenitude, com a iluminação do Espírito, a vitalização do ser por uma vida nova, que transborda alegria e paz - soma de todos os bens messiânicos-, em uma palavra, a presença do Senhor ressuscitado. São Paulo o expressou com incontida emoção neste texto: " Se ressuscitastes com Cristo, então vos manifestareis gloriosos com Ele".
Nesse domingo de páscoa reúna sua família, seus amigos, comemore a volta do cristo que se sacrificou para nos livrar dos pecados. Que nessa páscoa o verdadeiro cristo resuscite dentro de seu coração, que sua fé seja renovada e a esperança de um mundo melhor firmado. Veja também: Cronologia da Semana Santa - O que é a Semana Santa.
Fonte: http://www.esoterikha.com/presentes/o-que-e-domingo-de-pascoa-simbologia-significado-domingo-pascoa.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário