terça-feira, 12 de março de 2013

Google Glass identifica pessoas pelas roupas

 Google Glass identifica pessoas pelas roupas – Reprodução

São Paulo (12) – Por William Camargo – Sem dúvida é uma novidade pra lá de interessante. Já imaginou você em uma multidão, perder de vista seu amigo, esposa, filho? O Google Glass te ajuda a encontrá-los? Essa é a promessa da nova tecnologia do Google, que afirmou em testes que 93% dos reconhecimentos foram feitos com sucesso. O sistema que leva o no de InSight e desenvolvido pelo pesquisador Srihari Nelakuditi, em parceria com o Google, consegue criar e identificar padrões nas vestimentas (roupas) das pessoas. O padrão se torna único, como se fosse uma impressão digital.
Segundo informações coletadas, o sistema app, fotografa imagens da pessoa durante alguns dias, faz uma conexão com o nome e em seguida cria o padrão. Na tela do Google Glass aparece então o nome e as informações daquele contato que foi encontrado. Futurista, não acha? Parece até filme de ficção científica, mas é isso é muito real!
Além da identificação pelas roupas nos padrões criados, o Google Glass com o In Sight integrado, faz o reconhecimento facial (rosto) das pessoas. Porém a limitação, pelo que parece é que para este reconhecimento acontecer, a pessoa que será reconhecida deve estar próxima. Isso não é problema, pois com certeza em breve, rostos que estão longe também poderão ser reconhecidos com facilidade.
Este novo dispositivo utiliza uma tecnologia de realidade aumentada, sendo que faz ligações, grava e compartilha vídeos e fotos, além de acessar os serviços de busca do Google. Entre as funcionalidades mais interessantes está o comando de voz, que permite ao usuário acionar o dispositivo para fotografar por exemplo com uma simples frase, no caso em Inglês que é: ok, glasses, take a picture, que significa ok, óculos, tire uma foto.
Ainda em Fase de testes, as vendas, nos EUA, estão programadas para acontecer no final deste ano, sendo que o natal promete muitos Google Glass de presente para os americanos que são aficcionados por tecnologia. O preço final do produto ainda não foi divulgado, porém já é de conhecimento que para àqueles que se inscreveram no programa de testes poderá ter o “mimo” tecnológico por US$ 1,5 mil.
Mas nem todo mundo está contente com a novidade, pois há afirmação de alguns é que o dispositivo tira a privacidade alheia. Tanto é verdade que tem gente pensando assim, que em Seatle no EUA, o Bar The 5 Point Café, proibiu o uso no estabelecimento, exatamente com a afirmação de tirar a privacidade.
Para ficar ainda mais oficial a proibição ao Google Glass no The 5 Point Café, eles publicaram em sua página do Facebook a proibição do óculos tecnológico, e ainda afirmaram que quem desrespeitar a proibição, será então convidado a se retirar do estabelecimento.
Dave Meinert, dono do local, concedeu entrevista para a rádio dos Estados Unidos, KIRO-FM e afirmou que os frequentadores de seu bar não gostam de ser identificados, pois segundo Dave, quem vai ao The 5 Point Café, vai para se divertir e não querem ser reconhecidas, filmadas ou gravadas secretamente.
No entanto mais parece uma jogada de marketing, chamando assim a atenção e tirando das pessoas as mais diversas reações com a decisão. Mas Meinert afirma que a proibição é real e não será permitido o uso do Google Glass em seu estabelecimento, pois ele não quer que os clientes sejam filmados ou fotografados sem o consentimento dos mesmos ou as escondidas.

Fonte: http://www.folhapaulistana.com.br/2013/03/12/google-glass-identifica-pessoas-pelas-roupas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário