quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Curiosidades do Carnaval de Salvador: Saiba o que é "cordeiro" e "abadá"

 Visão do Circuito Campo Grande (Foto: Lourival Ribeiro/SBT)

O Carnaval de Salvador é a maior festa de participação popular do planeta e atrai multidões. São mais de 2 milhões de foliões baianos e turistas e cerca de 224 entidades (28 afoxés, 61 afros, dez alternativos, 39 blocos de trio, sete percussão/sopro, quatro especiais, dois de índios, oito infantis, 21 de percussão, 36 de samba e oito de travestidos) cadastradas na Empresa Salvador Turismo (Saltur) que organiza a festa.
Saiba curiosidades sobre a folia da Bahia:

CORDEIRO/CORDEIRA: São homens e mulheres, devidamente selecionados e contratados, para segurarem as cordas que cercam os integrantes do trio. Os cordeiros devem manter as cordas suspensas, garantindo a segurança do folião e permitindo uma tranqüila fluência do bloco nos circuitos. Todos são uniformizados, recebem equipamentos de proteção individual (EPI), como luvas e proteção auricular, e são divididos por lados (lateral direita, lateral esquerda, frente e fundo) para que todo o trio, carro de apoio e foliões estejam protegidos pelas cordas.

ABADÁ: Criado na década de 90 pelo artista plástico Pedrinho da Rocha, o abadá veio substituir as antigas e pesadas mortalhas (vestimentas). São camisas customizadas para cada bloco, que dão direito ao folião brincar dentro das cordas.  

Fonte: http://www.sbt.com.br/noticias/11671/Curiosidades-do-Carnaval-de-Salvador-Saiba-o-que-e-cordeiro-e-abada.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário