sábado, 12 de janeiro de 2013

Um iPhone mais pequeno e mais barato na conquista de novos mercados

O mini iPad, apresentado em Outubro por Philip Schiller, marcou uma estratégia diferente na filosofia da marca Robert Galbraith/REUTERS 
 
Mais pequeno, mais barato e com materiais diferentes era supostamente a proposta da Apple para o novo iPhone a colocar à venda ainda este ano. Segundo o Wall Street Journal e o site Bloomberg – que citam fontes familiarizada com o plano – o objectivo era o expandir o negócio para países emergentes e tentar concorrer com a supremacia da Samsung no mercado dos smartphones.
Só que, afinal, tudo não passará de um rumor. O vice-director de marketing da multinacional americana desmentiu a informação aos meios de comunicação social chineses.


Uma das fontes dizia que o preço do novo iPhone deveria variar entre os 99 e os 149 dólares (de 75 a 114 euros) e, na melhor das hipóteses, estaria disponível nas lojas no final de 2013.


Outra fonte citada pelo Wall Street Journal revelou que a empresa norte-americana de Steve Jobs iria investir em materiais mais baratos e componentes reciclados de modelos mais antigos do iPhone. Uma das possibilidades seria a de os smartphones passarem a ser revestidos por plástico de policarbonato, em vez do alumínio do iPhone 5. Também deveria ser criada uma versão mais versátil que poderia funcionar em redes sem fios, avançou outra fonte ao Bloomberg.
Contactada pelo Wall Street Journal, Natalie Kerris, porta-voz da Apple, recusou tecer quaisquer comentários sobre os planos da empresa.
Em vista estariam mercados emergentes como a China, que o actual CEO, Tim Cook, considera uma prioridade para a empresa. A marca gerou 5,7 mil milhões de dólares (cerca de 4,4 mil milhões de euros) no quarto trimestre do ano fiscal de 2012 em vendas no mercado chinês. Apenas no fim-de-semana de lançamento foram vendidos mais de dois milhões de iPhones 5.
Com a nova estratégia, a multinacional norte-americana pretende acompanhar o ritmo de crescimento da rival coreana Samsung, que – de acordo com a International Data Corporation (IDC) – no terceiro trimestre de 2012 foi responsável por 75% das vendas dos smartphones contra os 15% da Apple no mesmo período. A Samsung espera lucros na ordem dos 8,5 mil milhões de dólares para o primeiro trimestre deste ano fiscal.
A venda de um novo iPhone seria algo inédito para a cultura de Steve Jobs, apologista de uma economia de escala e de um número reduzido de produtos e modelos comercializados. Ainda assim, sob a direcção de Tim Cook, em Outubro do ano passado, a Apple investiu numa versão mais pequena do tablet iPad, o mini-iPad. O panorama pode estar a mudar na multinacional da maçã trincada.

Fonte: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/um-iphone-mais-pequeno-e-mais-barato-na-conquista-de-novos-mercados-1580216

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