terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Crianças que consomem hambúrguer têm mais chances de desenvolver doenças alérgicas

Rio -  Comer fast-food três vezes por semana ou mais aumenta as chances de crianças desenvolverem condições alérgicas, constatou pesquisa das Universidades de Auckland, na Nova Zelândia, e de Nottingham, na Inglaterra. Entre as doenças mais comuns encontradas pelos especialistas estão asma, eczema (tipo de inflamação na pele), coceiras excessivas e lacrimejamento nos olhos.
O estudo analisou dados de 500 mil crianças em mais de 50 países. Depois de avaliar os números, os cientistas concluíram que jovens no início da adolescência que consumiam hambúrguer com batata frita constantemente tinham 39% mais riscos de sofrer de asma severa. Já as crianças entre seis e sete anos tinham 27% mais chances de sofrer com o mal.
Segundo os pesquisadores, os resultados se devem à grande quantidade de gordura trans que alimentos como os vendidos nas lanchonetes carregam. “Essas gorduras prejudicam o sistema imunológico, especialmente das crianças, que são mais frágeis. Por debilitarem a defesa do organismo, elas deixam as crianças mais propensas a desenvolver as doenças”, explica o coordenador do serviço de Pediatria do Hospital Balbino, Antônio Carlos Turner.
O especialista ainda explica que a ingestão precoce de altas quantidades de gordura vai, aos poucos, entupindo os vasos sanguíneos, facilitando o desenvolvimento de doenças como diabetes, hipertensão arterial e obesidade. “Não só porque são jovens que as crianças estão livres dos males que essa alimentação pode provocar”, alerta.
Para compensar a ingestão do fast-food, os pesquisadores recomendam que as crianças comam frutas regularmente. Segundo eles, o consumo de três ou mais porções de frutas por semana reduz o risco de asma, eczema e rinite alérgica de 11% a 14%.
“Legumes, frutas e verduras reforçam o sistema de defesa do organismo. É essencial que façam parte da alimentação dos pequenos”, explica Turner. Os pesquisadores afirmaram que os resultados do levantamento têm “grande importância para a saúde pública de todos os países por causa do aumento mundial de consumo de fast-food”.

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/crian%C3%A7as-que-consomem-hamb%C3%BArguer-t%C3%AAm-mais-chances-de-desenvolver-doen%C3%A7as-al%C3%A9rgicas-1.535738

 Site da imagem
veja.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário