sábado, 13 de outubro de 2012

De cada quatro baianos, um votou no PT para prefeito

As eleições municipais de 2012 consolidaram o PT como o partido com maior patrimônio de votos na Bahia. Após disputar  219 prefeituras, os petistas conquistaram um espólio de 1,8 milhão de votos nas majoritárias - o que representa  25% dos votos válidos registrados no Estado. Ou seja, um em cada quatro baianos votou num candidato do PT para prefeito.O espólio representa um crescimento de 100% na votação do partido comparado às eleições de 2004, quando o PT ainda não havia sido eleito para o governo baiano, mas obteve 923 mil votos.  "Esta votação é resultado de candidaturas competitivas e alianças consistentes", avalia o presidente  do PT, Jonas Paulo.
O desempenho do PT, contudo, ainda é inferior que o do PFL há oito anos, quando o partido ainda comandava o governo baiano. Na época, o hoje Democratas teve 2,0 milhões de votos, quando disputou 275 prefeituras.
Mesmo disputando  dez vezes menos prefeituras do que há oito anos - este ano foram apenas 29 - o DEM foi o segundo partido mais votado da Bahia. Impulsionado pelas eleições em Salvador e Feira de Santana, o partido teve  862 mil votos. Em relação às eleições de 2008, o partido teve uma queda de 14% na quantidade de votos.
Presidente do DEM, José Carlos Aleluia, diz que o desempenho do partido tem relação direta com as questões locais e não partidárias. "Nossa votação é resultado da qualidade e competência dos nossos candidatos. As pessoas querem o melhor para suas cidades", avalia. 
Segunda força da oposição, o PMDB teve 782,2 mil votos, queda grande em relação a  2008, quando o partido  ainda fazia parte da base de Wagner e obteve 1,7 milhão de votos.  Mesmo assim, o partido ainda é quarto maior da Bahia, à frente de fortes aliados do governo como PSD e PDT. "Isso mostra que temos um eleitorado fiel", diz Lúcio Vieira Lima, presidente do PMDB. 
Feridas - Mesmo com a ampla maioria dos partidos da chamada base aliada, o governador Jaques Wagner terá que trabalhar para recompor a base de sustentação do seu governo. A política de alianças e os embates entre candidatos da base deixaram feridas que estão sendo expostas com a abertura das urnas.
A principal delas foi escancarada em Barreiras, onde o PT apoiou  Antônio Henrique (PP) em detrimento da  prefeita Jusmari Oliveira (PSD). "O caso de Barreiras foi um punhal nas nossas costas, mas não foi o único. Em Milagres e São Gabriel, o PT preferiram apoiar candidatos do PMDB", reclamou o presidente do PSD,  Otto Alencar.
Os petistas também foram alvo de críticas de aliados como o PCdoB. Deputada estadual e vice na chapa de Jusmari, Kelly Magalhães chegou a chamar o PT de "partido de vagabundos".
Jonas Paulo considera que as críticas são infundadas, uma vez que o PT abriu mão de diversas candidaturas para apoiar aliados. "Vejo estas críticas de aliados como fruto de um sentimento de perda".
Outros aliados, como o PP colocam, "panos quentes" na disputa. "Eleição  é assim mesmo. Todo partido quer seu pirão primeiro", diz o vice-presidente pepista João Leão. Já o presidente do PDT, Alexandre Brust está de olho mesmo é na próxima eleição: "O PDT foi o partido que mais cresceu. Queremos um lugar na chapa majoritária em 2014".

Fonte: http://atarde.uol.com.br/politica/eleicoes/materias/1460081-de-cada-quatro-baianos,-um-votou-no-pt-para-prefeito 
tribunapetista.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário