quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como surgiu o Dia das Bruxas?


O nome haloween tem relação com a noite sagrada. Acreditava ser esta entre o pôr-do-sol do dia 31 de outubro e 1° de novembro. (Hallow Evening - Hallowe'en- Halloween.). Existe uma outra versão levantada pela igreja católica, que tenta apagar a outra, referindo-se ao Dia de Todos os Santos, conhecido nos países de língua inglesa como All Hallows' Eve.
Duas tendências históricas explicam a tradição; uma origem pagã e outra católica. A primeira refere-se à celebração Samhain, uma espécie de culto aos mortos. A “festa dos mortos” era uma festa de suma importância. Este povo carregava a crença de que este seria o lugar da felicidade plena. Os ritos se davam pela comunicação das pessoas a seus antepassados. Já a celebração católica origina-se da festa dedicada a “todos os santos”, celebrada universalmente.
Foi na Idade Média que o Halloween passou a se relacionar com o dia das bruxas. As perseguições feitas pelos líderes religiosos condenavam homens ou mulheres, que fossem considerados curandeiros e/ou pagãos à Inquisição. Os bruxos ou as bruxas eram julgados pelo Santo Ofício e queimados na fogueira.
Os filmes de Hollywood associados a este dia são vistos por crianças do mundo todo e carregam um aspecto de horror. Contudo, a celebração do Halloween se prende ao folclore da bruxaria, compondo-se de adereços, fantasias e enfeites. Atualmente, sabe-se que as comemorações do dia das bruxas têm pouca relação com sua origem. A alusão feita aos mortos difere da antiga e ganharam um tom de festa.

Fonte: http://bruxassalem.blogspot.com.br/2010/04/como-surgiu-o-dia-das-bruxas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário