sábado, 23 de junho de 2012

Sonda acha cratera parecida com Mickey Mouse em Mercúrio

A sonda Messenger, da Nasa, flagrou uma curiosa figura na superfície de Mercúrio: uma cratera que parece o Mickey Mouse.

O rosto do famoso camundongo da Disney é surpreendentemente parecido com um conjunto de buracos no planeta.

"As sombras ajudam a definir a impressionante semelhança com o Mickey Mouse, criada pela acumulação de crateras durante a longa história geológica de Mercúrio", explicaram os cientistas da Messenger ao descreverem a imagem.

A foto foi feita no último dia 3, mas só foi divulgada pela Nasa na sexta-feira (15).

A maior cratera --que forma a "cabeça" do Mickey-- tem cerca de 105 quilômetros de diâmetro. Outros impactos menores formaram, posteriormente, as "orelhas".

PAREIDOLIA
Essa não é a primeira vez que alguém enxerga uma figura conhecida no espaço. Na realidade, é relativamente comum. A chamada pareidolia é um fenômeno que dá uma significação a coisas que na verdade são aleatórias.

Um dos casos mais famosos em termos espaciais é o suposto rosto humano capturado pela sonda Viking, também da Nasa, na superfície de Marte. Na ocasião da divulgação da imagem, houve muita especulação sobre uma possível civilização no espaço. Tempos depois, foi comprovado que as aparência humana era causada apenas pela angulação do Sol.

De acordo com os cientistas da Messenger, levando-se em consideração a posição de Mercúrio hoje, a figura real seria praticamente invertida. Ou seja: com a circunferência maior ficando a cima das menores.

MENSAGEIRA
Lançada em 2004, a sonda Messenger chegou à órbita do planeta mais próximo do Sol em 2011. A missão de US$ 446 milhões estava prevista inicialmente para mapear Mercúrio por um ano, mas já foi estendida em mais um ano.

Fonte: http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=119133

Nenhum comentário:

Postar um comentário