quinta-feira, 17 de novembro de 2011

MEC corta 50 mil vagas de cursos superiores mal avaliados


O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (17) o corte de 50 mil vagas no ensino superior de cursos que tiveram resultados insatisfatórios no sistema nacional de avaliação.

O corte de vagas será nas áreas da saúde, de administração e ciências contábeis. O Ministério da Educação adiantou que medicina terá 446 vagas fechadas e que o curso mais atingido deve ser enfermagem --o detalhamento das instituições que terão vagas fechadas será divulgado na próxima semana.

"Junto com a expansão (da oferta de vagas) é preciso medidas saneadoras para corrigir cursos em instituições que estejam saindo da rota da qualidade", disse Haddad.

Esse contingenciamento será feito a partir de janeiro de 2012 e envolve cursos que apresentaram conceitos 1 e 2 no CPC (Conceito Preliminar de Curso). O indicador leva em conta o desempenho no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e outros fatores, como a titulação dos professores. A relação de todos os cursos avaliados foi divulgada hoje no "Diário Oficial da União".

Nenhum desses cursos será fechado inicialmente. No entanto, uma entidade que oferecia 200 vagas, por exemplo, passará a oferecer 100 a partir do próximo ano.

Haddad afirmou que a melhora no ensino através da redução na oferta foi constatada na área de medicina, que vem passando por um processo de supervisão nos últimos anos.

"Em 95% dos casos de medicina, o ajuste quantitativo e o plano de saneamento foram na medida certa para que a qualidade melhorasse".

Os cursos que terão vagas reduzidas serão avaliados pelo período de um ano. Caso não apresentem melhora, podem então passar por um processo de fechamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário