quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Arquivista - Dia do Arquivista (20/10)


Arquivista é a pessoa encarregada de um arquivo. Chama-se arquivo o lugar onde se recolhem e guardam documentos escritos; cartório, depósito.

Arquivar é colocar e conservar numa mesma ordem, devidamente classificados, toda correspondência, documentos e outros papéis relacionados com um indivíduo ou uma firma, com certa decisão geográfica, ou sobre determinados assuntos, de tal forma, que estejam protegidos contra deterioração, destruição ou perda, e ao mesmo tempo facilite a localização e manejo dos documentos.

Sendo o arquivo um centro de informações, sua importância está em: ser a maioria ativa dos atos e fatos que ocorreram numa empresa em uma ou mais épocas; manter devidamente ordenados e classificados, o conjunto de documentos, formulários e fichas referentes a vida de qualquer instituição organizada; permitir encontrar e extrair o documento na hora necessária, valorizando-o pela utilização; reconstruir o passado, formando uma memória de grande valor.

Etapas do arquivamento: seleção, classificação e codificação. As tarefas do arquivista: selecionar, codificar, arquivar, dar busca à documentação, conservar documentos e processos, mantendo o arquivo organizado e atualizado, fazer a transferência de documentos, controlar a saída de documentos do arquivo. É preciso que o arquivista seja uma pessoa responsável pela seleção, e conheça plenamente o funcionamento da organização para a qual trabalha.

Autor: (Desconhecido)
Fonte: (Planeta Educação)
Imagem: (Meramente ilustrativa)

Fonte: http://www.ilhado.com.br/index.php?id_editoria=24&id=1902

Nenhum comentário:

Postar um comentário