sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Satélite americano cairá hoje na Terra

Não tem horário e local precisos para a queda, no entanto,grande parte do Upper será destruído ao entrar na atmosfera, segundo a Nasa

m satélite americano deve cair na Terra nesta sexta-feira, anunciou a agência espacial Nasa, que não soube informar o horário e o local da colisão."A entrada do satélite na atmosfera está prevista para 23 de setembro", afirma um comunicado da agência.

Acompanhe a localização do satélite


O Upper Atmosphere Research Satellite (Satélite de Pesquisa da Alta Atmosfera, UARS, na sigla em inglês) é um satélite da Nasa (sigla em português, Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica) que tem dezenas de metros de comprimento e pesa quase seis toneladas.

Foi colocado em órbita em 1991 pelo ônibus espacial Discovery para estudar a alta atmosfera e fazer medições na camada de ozônio. O UARS concluiu sua missão em 2005 e, por falta de combustível, cairá na Terra hoje.

"Grande parte do satélite será destruído ao entrar na atmosfera, mas nem todos os destroços serão queimados", explicou a Nasa.

Satélite


O Upper é esperado para entrar na atmosfera há quase seis anos após o fim de uma vida produtiva científica.

O risco à segurança pública ou a propriedade é extremamente pequena, e segundo a Administração Nacional do Espaço e da Aeronáutica, a segurança é prioridade máxima deles. Desde o início da Era Espacial na década de 1950, não houve relatos confirmados de uma lesão resultante de objetos "reentrar" no espaço. Também não há um registro de danos materiais significativos resultantes de um satélite.

Fonte: http://www.band.com.br/noticias/ciencia/noticia/?id=100000457850

Nenhum comentário:

Postar um comentário