sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Dom André cidadão baiano

O dia 11 de agosto de 2011 foi um dia importante na caminhada da nossa diocese. Nosso bispo, Dom André, foi reconhecido como aquilo que ele mesmo sente e diz: “de coração sou da Bahia”. Ele, que já passou mais da metade da sua vida nestas terras, foi reconhecido como cidadão baiano pelos representantes do povo da Bahia, a pedido do deputado Bira Coroa, pelo seu jeito de ser e trabalhar. O ex-deputado Zilton Rocha, que em 2007 encaminhou o pedido, destacou em Dom André a humildade, a ação pelos mais pobres, a organização e conscientização do meio rural.

Alem do povo da diocese, estiveram presentes Dom Itamar Vian, arcebispo de Feira de Santana, Dom Gregório Paixão, bispo auxiliar de Salvador e Secretario do Regional Nordeste 3, e vários deputados e representantes de diferentes organizações das quais Dom André participa ou já participou. Entre elas cabe destacar a presença da paróquia de Inhambupe, onde nosso bispo passou seus primeiros anos como missionário na Bahia.


No seu discurso, ao agradecer a honraria, Dom André, fez questão de deixar clara a sua aversão por títulos e comendas, lembrando que ao completar 25 anos de padre, seu bispo quis lhe conceder o título de monsenhor, mas, agradecido de coração, preferiu não recebê-lo. No entanto, ele enumerou as razões de aceitar a homenagem da Assembléia Legislativa, concluindo que “receber o título de cidadão baiano para mim é bem diferente de outros títulos como reverendo, monsenhor, excelência e que, no espírito do Evangelho podemos dispensar e nos considerar e tratar como irmãos e irmãs, em Jesus, filhos do mesmo pai.”


Cabe destacar as palavra de Benoni, companheiro de dom André por toda uma vida, quem lembrou que foi nesse espírito que se fundou a primeira pastoral rural, muito antes de surgirem movimentos como o MST. Ele lembrou ainda de outros embates que nosso bispo enfrentou, como a luta contra a instalação de uma fábrica de celulose em Porto Sauípe, e suas palavras naquele momento: “
O povo não come celulose, come mandioca“.

Entre as autoridades presentes colocamos as palavras da deputada Neusa Cadore, quem falou como uma paroquiana de Pintadas e definiu o bispo como “pai e irmão que ensina cidadania” e disse que seu “testemunho é muito importante para todos nós.”

Nem só eles como todos aqueles que falaram mostraram o exemplo de vida de Dom André e muitas das coisas que ele já fez pelo povo da Bahia. Mais uma vez, como diocese, queremos parabenizá-lo. Ficamos felizes por aquilo que a sociedade reconhece no senhor, pois isso também é reconhecer nosso jeito de sermos Igreja, simples, de comunidades. Nos unimos às palavra que foram pronunciadas na assembléia e muitas outras que nestes dias todos escutamos em referência ao nosso pastor.

Que Deus continue abençoando sua vida e seu ministério e continue sendo uma referência na vida do nosso povo.

Pe. Luis Miguel

http://www.dioceseruybarbosa.org/?p=1052

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário