quarta-feira, 22 de junho de 2011

Vereadores de Uraí (PR) cassam mandato do prefeito mais velho do Brasil


O vice-prefeito de Uraí (norte do Paraná), Almir Fernandes Oliveira (PPS), foi empossado na manhã desta quarta-feira (22) como prefeito da cidade após a cassação do mandato do titular, Susumo Itimura (PSDB), nesta madrugada. Aos 93 anos, Itimura detinha o título de prefeito mais velho do Brasil.

Reeleito em 2008, o produtor rural estava no quinto mandato na cidade --ele que, no último pleito, teve uma das maiores declarações de bens à Justiça Eleitoral entre os candidatos pelo país: mais de R$ 55 milhões.

A cassação foi votada no Legislativo por volta das 3h, depois de quase 20 horas de uma sessão extraordinária começada ontem para votar o relatório de uma Comissão Processante (CP) que pedia a punição. O documento foi aceito pelo plenário, que, por seis votos a dois, cassou o prefeito.

Tumultuada, a sessão teve ainda partidários e adversários de Itimura fazendo manifestações na parte externa do prédio. A Polícia Militar precisou ser chamada para prevenir tumultos.

A CP foi instalada a partir da denúncia de um vereador, que se valeu de ação civil pública ingressada pelo MP-PR (Ministério Público do Paraná) contra Itimura em março de 2010. A ação apontava ato de improbidade administrativa na contratação de serviços que, pagos, não teriam sido realizados, e requeria a cassação de mandato do agente.

Biografia

Itimura nasceu no Japão e chegou ao Brasil com um ano de idade. Além do título de prefeito mais velho do país, que detém pelo menos desde a eleição de 2004, ficou conhecido também pela contratação maciça de parentes para cargos na Prefeitura de Uraí --tais como filhos, noras, genros e até a mulher, por exemplo, em postos como secretarias.

Uma de suas filhas é atualmente secretária municipal de Ação Social --posto pelo qual recebe, mensalmente, remuneração mensal bruta de aproximadamente R$ 2 mil.

Alvo de outras ações e processos de investigação, no primeiro mandato chegou a ser condenado, junto com um ex-secretário, a ressarcir verbas que teriam foram usadas irregularmente.

Uraí tem cerca de 11 mil habitantes e uma economia baseada na agricultura.

Matéria completa no site da uol, clique no link abaixo

Fonte: http://noticias.uol.com.br/politica/2011/06/22/vereadores-de-urai-pr-cassam-mandato-do-prefeito-mais-velho-do-brasil.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário