sábado, 18 de dezembro de 2010

O que é o Projeto Bandeira Científica?


O Projeto Bandeira Científica é um projeto de extensão de estudantes da Universidade de São Paulo. O principal objetivo dessa iniciativa é ajudar na melhoria da saúde e qualidade de vida de moradores de municípios carentes do país, por meio de pesquisas científicas e atividades assistenciais e educativas. A cada ano, uma cidade de baixo IDH do país é escolhida para receber a Bandeira.

HISTÓRIA
O projeto foi criado por alunos da Faculdade de Medicina em 1957. Interrompido em 1969 devido à ditadura militar, foi retomado em 1998. A partir de 2002, outras unidades da USP começaram a colaborar com a iniciativa dando um caráter multidisciplinar na atuação do projeto.

Atualmente alunos de sete unidades da USP são responsáveis por sua organização. São elas: Faculdade de Medicina (FM), Faculdade de Saúde Pública (FSP), Instituto de Psicologia (IP), Faculdade de Odontologia (FO), Escola de Comunicações e Artes (ECA), Escola Politécnica (POLI) e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ).

ATIVIDADES
As principais ações são realizadas durante uma expedição de dez dias no final de cada ano, envolvendo uma média de 200 participantes voluntários de diversos cursos. Os alunos, sob supervisão de profissionais e professores, desenvolvem atividades de acordo com a área de sua formação, mas mantendo o foco na interdisciplinaridade.

São realizadas centenas de atendimentos, exames e doações, além da formação de grupos de discussão e de atividades educativas para os estudantes, moradores e profissionais locais. Os alunos ainda pesquisam indicadores sociais, realizam relatórios sobre infra-estrutura e fornecem aos gestores públicos um banco de dados com o resultado do trabalho no município.

A expedição é planejada durante um ano por alunos representantes de cada unidade. Eles são responsáveis pela preparação estrutural e operacional. Isso inclui realizar pré-visitas à cidade escolhida e organizar alojamento, alimentação, abastecimento de água, deslocamento das equipes, transporte interestadual e local, distribuição e material das atividades, medicamentos, etc. Cabe ressaltar que todo o planejamento é feito levando-se em consideração as necessidades e particularidades do município.

Além disso, os alunos representantes organizam processos seletivos para outros estudantes interessados em participar. A seleção é feita por meio de cursos, entrevistas, cartas de interesse ou provas, dependendo de cada unidade.

A Bandeira Científica é um projeto muito procurado, por oferecer experiência prática para os alunos, que aplicam a teoria das salas de aula na assistência ao país. Com isso, a Bandeira cumpre seu duplo papel, essencial a todo Projeto de Extensão Universitária: complementar o processo de aprendizagem dos estudantes e expandir o conhecimento acadêmico para além dos muros da USP.

SELEÇÃO DO MUNICÍPIO
A cada ano, um município carente do país é escolhido para receber a Bandeira. A seleção é baseada em três critérios principais:

. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): a cidade escolhida deve apresentar IDH entre 0,5 e 0,7
. Cobertura do Programa de Saúde da Família: é preferível que o programa cubra mais de 50% da cidade.
. População: o município deve apresentar população entre 20 e 60 mil habitantes

A composição desses critérios reflete a carência da cidade candidata e permite verificar se há uma estrutura mínima para receber o projeto.

PARCERIAS
O projeto só é possível por meio de parcerias com a iniciativa privada, com instituições, com os gestores do município atendido e com uma universidade local. As parcerias bem consolidadas garantem que as ações propostas pelo projeto não se restrinjam ao período da expedição, mas sejam viabilizadas e implementadas a longo prazo na região atendida. Cada parceiro oferece ajuda financeira e/ou de material para despesas com medicamentos, equipamentos e transporte durante a expedição.

CONTINUIDADE
Um dos principais desafios do Projeto é a continuidade. Isso porque o tempo da expedição é limitado, a distância geográfica costuma ser grande e a eficácia das ações a médio e longo prazo depende do compromisso da própria cidade e do envolvimento da universidade local.

Algumas ações favorecem esse aspecto:

. Orientação e encaminhamento dos pacientes ao sistema local de saúde;
. Doação de óculos e próteses;
. Realização de exames com posterior divulgação dos resultados;
. Capacitação de multiplicadores e profissionais;
. Elaboração de relatórios diagnósticos e projetos técnico-estruturais;
. Elaboração de relatórios científicos;
. Consolidação de Parcerias Universitárias;
. Visitas de Seguimento, posteriores à expedição;
. Criação de telecentros


Fonte:http://www.bandeiracientifica.com.br/a-bandeira/

Um comentário:

  1. Parabens! Tudo que eh feito em prol da comunidade carente, eh bem vindo!

    J. Ferreira

    ResponderExcluir