quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pesquisadores acham sistema estelar que parece jogo de sinuca

Descoberta só foi possível graças a câmera construída por astrônomos britânicos

Astrônomos das universidades de Warwick e de Sheffield, no Reino Unido, ajudaram a descobrir um sistema estelar incomum posicionado como se representasse um jogo de sinuca, com cada estrela no papel de uma bola, sendo uma de cor vermelha, uma branca e duas de outras cores.

Os pesquisadores tiveram um papel importante na equipe internacional que usou duas décadas de observações feitas em telescópios de todo o mundo.

Eles ajudaram a descobrir esse sistema estelar em forma de sinuca por meio de observações e análises de dados feitos a partir da ultracam, uma câmera projetada pelos pesquisadores britânicos da equipe.

Os cientistas observaram um sistema estelar binário que fica a 1.670 anos-luz (distância percorrida pela luz em um ano no vácuo) da Terra. Chamado de NN Serpentis, é formado por duas estrelas, uma anã vermelha e outra branca, que giram uma em volta da outra, em uma órbita estreita e apertada.

Por sorte, como a Terra fica no mesmo plano desse sistema estelar binário, podemos ver a vermelha (que é maior) esconder a branca a cada três horas e sete minutos.

Até agora, os pesquisadores diziam que deveria haver pelo menos um planeta orbitando essas duas estrelas. No entanto, por meio desses eclipses frequentes, os astrônomos conseguiram detectar um padrão de pequenas irregularidades na órbita das estrelas. Eles também ajudaram a demonstrar que esse padrão é causado pela presença e pela influência gravitacional de dois planetas gigantes formados por gases. O maior deles tem seis vezes a massa de Júpiter e orbita o sistema estelar binário a cada 15,5 anos enquanto o o menor leva 7,5 anos e tem cerca de 1,6 vez a massa do maior planeta de nosso sistema.

Por causa da forma do sistema estelar e de como ele se originou, a associação com o jogo de sinuca foi inevitável para os pesquisadores britânicos que pertencem à equipe internacional, explicou Tom Marsh, do departamento de física de Warwick.

- É difícil fugir da imagem desse sistema como uma sinuca gigante por causa da bola vermelha, de duas coloridas e de uma branca.

Fonte:http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/pesquisadores-acham-sistema-estelar-que-parece-jogo-de-sinuca-20101110.html