terça-feira, 23 de novembro de 2010

Parlamento Jovem elege presidente e inicia atividades


Estudantes que participam da sétima edição do programa Parlamento Jovem elegeram seu presidente nesta terça-feira, em sessão solene. Com 45 votos, foi eleito o estudante Tiago Martins, representante do Rio de Janeiro. O vice escolhido foi Thiago Rocha, da Bahia; e os secretários Edinaldo de Oliveira, de Rondônia, e Patrícia Mattana, de Santa Catarina. Eles vão conduzir os trabalhos ao longo desta semana.

O programa, iniciado na segunda-feira, é uma jornada parlamentar simulada que inclui, além da apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário. Neste ano, o tema é "O Jovem e o Mercado de Trabalho". Participam das atividades 77 estudantes de 16 a 22 anos, regularmente matriculados no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas ou particulares de todo o País.

Para participar do Parlamento Jovem, os estudantes apresentaram projetos de lei sobre diversos assuntos, com ênfase para o mercado de trabalho. Várias das propostas tratam de mecanismos de acesso ao primeiro emprego, como a preparação para o mercado de trabalho, a oferta de estágios em grandes empresas ou em companhias que recebam incentivos fiscais.

"A primeira coisa que o mercado pede é experiência profissional. Mas como o estudante que está saindo do ensino médio e nunca trabalhou vai ter experiência? O nosso objetivo é criar projetos que estimulem os empresários a admitir os estudantes", disse Tiago Martins. Ele reclamou também das dificuldades do ensino médio, que a seu ver deveria ser mais contextualizado e preparar os jovens para a vida.

O deputado Lobbe Neto (PSDB-SP), idealizador do programa, afirmou que todos os assuntos relativos à juventude devem ser discutidos pelos próprios jovens. "Não dá para o Parlamento brasileiro, em um momento democrático, fazer sua legislação a partir do gabinete, achando que a juventude quer aquilo. Por isso, nada mais justo do que ouvir a juventude", ressaltou.

Para o 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), o debate com os jovens fortalece a democracia e dá condições para o Brasil continuar crescendo. "Os debates poderão orientar as ações do Parlamento. Eles vieram aqui não só para aprender, mas para trazer ensinamentos e exprimir seus anseios", disse durante a sessão solene, que também contou com a presença do deputado Felipe Bornier (PHS-RJ).


Projetos
O deputado Lobbe Neto lembrou que os projetos discutidos e aprovados pelos jovens podem ser adotados por algum deputado e tramitar normalmente pela Casa, como já ocorreu outras vezes. Um projeto inspirado em proposta de jovens já aprovado pela Câmara foi o que estabelece a realização anual de exames oftalmológico e auditivo para alunos de ensino fundamental da rede pública. O texto aprovado, um substitutivo ao PL 1695/07, está em análise no Senado.

Lobbe Neto citou ainda outras propostas relativas à juventude que podem ser aprovadas a qualquer momento pela Câmara. Uma é o Estatuto da Juventude (PL 4529/04), já na pauta da comissão especial que o analisa. Outra é o Plano Nacional da Juventude (PL 4530/04), que está pronto para análise do Plenário.

Entre as propostas já convertidas em norma legal, Lobbe Neto destacou a PEC da Juventude (138/03), que incluiu jovens de 15 a 29 anos entre as prioridades do Estado em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura.

Curso
O programa Parlamento Jovem, criado em 2004, já contou com a participação de mais de 450 estudantes. A novidade deste ano foi que a Câmara ofereceu um curso pela internet para que os jovens aprendessem a elaborar um projeto de lei.

A 7ª edição do programa será encerrada na sexta-feira (26).

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Wilson Silveira

Fonte:http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/151441-PARLAMENTO-JOVEM-ELEGE-PRESIDENTE-E-INICIA-ATIVIDADES.html

Inhambupe está bem representado por Thiago Rocha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário