
O MEC (Ministério da Educação) liberou no final da tarde desta sexta-feira (12) o gabarito oficial de respostas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Os arquivos estão em formato PDF e trazem os cadernos de questões com as respostas corretas circuladas em cada uma das alternativas.
Gabarito de sábado
Gabarito de domingo
O gabarito já está disponível no site do Enem.
A divulgação foi possível graças a uma decisão judicial divulgada na manhã de hoje pelo presidente do TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região), desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria. Ele cancelou a liminar que havia sido concedida em primeira instância pela Justiça Federal no Ceará. A determinação anterior suspendia o Enem e também a divulgação do gabarito.
Votação: o Enem deveria continuar suspenso?
Também vai entrar no ar nesta sexta-feira o site para que estudantes possam pedir a correção invertida do Enem. A correção é necessária porque o cabeçalho das folhas de resposta no primeiro dia do exame estava invertido - onde deveria ler-se ciências da natureza, estava escrito ciências humanas e vice-versa. Isso levou muitos alunos se confundirem e preencherem o cartão de respostas de forma errada.
Anular o Enem atrasaria universidades
A anulação total do Enem e a reaplicação do exame atrasariam a divulgação dos resultados e afetariam tanto o calendário de, ao menos, 59 universidades federais, quanto também prejudicaria vestibulares promovidos por várias instituições de ensino superior que usam o exame como parte do processo seletivo.
Um levantamento feito pelo R7 informa que pelo menos 25 vestibulares podem coincidir com as possíveis datas de reaplicação da prova – dias 27 e 28 de novembro ou 4 e 5 de dezembro.
Entenda os erros
Além do cabeçalho invertido para todos os estudantes no primeiro dia do Enem, cerca de 2.000 cadernos da prova amarela foram impressos com questões duplicadas e páginas em branco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário