terça-feira, 30 de novembro de 2010

Deputados jovens retornam à Bahia depois de jornada parlamentar


Os seis estudantes baianos que participaram da 7ª edição do programa Parlamento Jovem Brasil, em Brasília, já estão de volta ao estado. Arlinda Feitosa, Gustavo Paz, Joabe Pereira, Rafael Aragão, Tamires de Sá e Thiago Rocha Santana, têm de 16 a 22 anos de idade e cursam o 3º ano do ensino médio em colégios da rede pública estadual. Durante uma semana, eles vivenciaram a rotina de um parlamentar e defenderam, na Câmara dos Deputados, projetos de lei de autoria própria, destinados a melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

As propostas foram baseadas no tema O jovem e o mercado de trabalho, e abordaram situações ocorridas em diversas esferas sociais. Em seus projetos, os estudantes da Bahia levantaram questões sobre civismo, oferta obrigatória de vagas de estágio remunerado, preparação para o mercado de trabalho, prestação de serviços de psicologia nas escolas públicas de educação básica, componentes curriculares dos ensinos fundamental e médio, e incentivo à capacitação de jovens infratores para o campo de trabalho.

Ao todo, 77 projetos de lei foram apresentados na 7ª edição do Parlamento Jovem. Estudantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal participaram do programa, numa jornada em Brasília, que durou de 22 a 26 de novembro.

Aprendizagem – Para Thiago Rocha (Colégio Estadual Governador Paulo Souto, de Inhambupe), “essa foi uma experiência fantástica, única, a melhor semana da vida de todos que participaram”. O estudante ressalta que tudo valeu a pena. “O aprendizado foi muito significativo e construí amizades. Em parte, aconteceu como eu pensava que aconteceria, mas superou as minhas expectativas, foi muito maior”, conta o estudante.

O projeto de lei elaborado por Thiago busca incentivo para jovens que cometeram atos de infração voltarem ao mercado de trabalho. “Quero frequentar a câmara de vereadores da minha cidade, interagir mais com eles e, é claro, seguir os meus estudos”, diz o jovem deputado.

Aprovação dos projetos – Expostos para votação, os projetos foram avaliados pelos próprios estudantes, organizados em comissões temáticas: Agricultura e Meio Ambiente, Saúde e Segurança Pública, Economia, Emprego e Defesa do Consumidor e Educação, Cultura, Esporte e Turismo. Os aprovados ainda foram submetidos a novo julgamento na plenária final, tal como ocorre em uma verdadeira sessão parlamentar.

“Aprovados ou não, todos eles ficaram à disposição do Plenário Federal, podem ser apadrinhados por algum deputado e, quem sabe, virar lei”, explica, Lara Matos, técnica da Coordenação de Articulação Escola e Comunidade, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que acompanhou os estudantes em Brasília.

Intitulado Partindo da saúde para a educação, o projeto de lei, elaborado por Rafael Ribeiro Aragão (Colégio Estadual Professor Farailde Santos, de Jequié), foi aprovado na plenária final do Parlamento Jovem 2010. O trabalho dispõe sobre a necessidade do atendimento psicológico dentro das escolas públicas de educação básica. “Em certos momentos, os professores acabam tendo que fazer o papel de psicólogos”, atenta Rafael.

“Problemas como baixa autoestima, vícios e violência podem ser amenizados com o atendimento psicológico especializado. Implementando este serviço, estaremos prezando por uma educação de qualidade e de respeito”, justifica o estudante.

Rafael, que irá prestar vestibular para Direito, levou um mês para concluir o projeto e contou com a ajuda dos colegas, professores e, especialmente da mãe, para não deixar nenhum aspecto importante de lado.

Pode virar lei - Os projetos discutidos e aprovados pelos jovens podem ser adotados por algum deputado e tramitar normalmente pela Casa, como já ocorreu outras vezes. Um projeto inspirado em proposta de jovens já aprovado pela Câmara foi o que estabelece a realização anual de exames oftalmológico e auditivo para alunos de ensino fundamental da rede pública. O texto aprovado, um substitutivo ao PL 1695/07, está em análise no Senado.

Outras propostas relativas à juventude que podem ser aprovadas a qualquer momento pela Câmara é o Estatuto da Juventude (PL 4529/04), já na pauta da comissão especial que o analisa. Outra é o Plano Nacional da Juventude (PL 4530/04), que está pronto para análise do Plenário.

Entre as propostas já convertidas em norma legal, está a PEC da Juventude (138/03), que incluiu jovens de 15 a 29 anos entre as prioridades do Estado em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura.


15 comentários:

  1. Parabenizo a voce Thiago com muito orgulho, sentindo-me como se fosse sua mãe.
    Jovem, voce tem tudo e muito mais pela frente. Voce representou aos jovens nos ideias e necessidades de uma classe aqui em Inhambupe desprezada,levou o seu projeto à Brasília, em busca da melhoria de qualidade de vida dos mesmos. É de pessoas assim como voce que precisamos, olhando o futuro da nossa cidade e do Brasil. Sucesso na sua vida estudantil e profissional são os meus votos.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo no comentário de Thiago por favor corrigir a palavra (ideia), eu quis dizer ideais.Grata.

    ResponderExcluir
  3. Inhambupe precisa de jovem assim que pensam no futuro de seu municipio, eu estava aqui acompanhando Thiago pela tv camara e fiquei orgulhoso de minha terra.

    ResponderExcluir
  4. Que bom que as pessoas ainda pensam em melhoria dessa cidade e levar o nome da Bahia e junto um inhambupense é bom demais, Thiago parabéns e querendo entrar na vida política conte comigo e muitas pessoas de inhambupe.

    ResponderExcluir
  5. Eduardo vc descobre é talento viu, vou explicar, acompanhando Thiago desde as primeiras postagens que ele começou a colocar e vi que esse garoto tem talento e muito inteligente, e vendo essas matérias que tenho orgulho de ser inhambupense.
    Que bom que ele colabora com o crescimento desse blog que mostra inhambupe ao mundo.

    ResponderExcluir
  6. A foto da reportagem G1 sobre o parlamento jovem, Thiago ficou perfeito é inhambupe sendo visto em todos os cantos do mundo, muito obrigado thiago e se eu fosse vc sairia candidato a vereador para mudar essa cidade.

    ResponderExcluir
  7. o deputado jovem Thiago é orgulho do povo de inhambupe, parabéns pela a sua inteligencia.

    ResponderExcluir
  8. Poxa é tu mesmo menino parabéns thiago pelo o trabalho que vc fez em Brasília, o primeiro é de levar o nome de inhambupe, e estarei torcendo para que vc volte como deputado.

    ResponderExcluir
  9. Nossa estou aqui em Fortaleza e estou o deputado jovem é thiago caracas, Inhambupe tem heróis e a juventude não parou, vamos inhambupense e espelhar nesse garoto, os idosos só querem é fazendas, estou contigo thiago.

    ResponderExcluir
  10. Por favor thiago não mude de pensamento, vc levou o nome de Inhambupe ao mundo e é maravilhoso para a nossa cidade.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Thiago!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei sabendo aqui no blog sobre a sua viagem a brasília e acompanhei todas notícias por aqui também ou assistindo a tv camara, é legal ver inhambupense preucupado com o futuro do brasil.

    ResponderExcluir
  13. Eleitor de Thiago, kkkkquarta-feira, dezembro 01, 2010

    Escreva e salve esse comentário:

    Thiago será o prefeito de Inhambupe, pois é jovem e se preucupa com os jovens e muito educado, estou orgulhoso de ser inhambupense.

    ResponderExcluir
  14. thiago rochinha! nós do grupo FC PRODUÇÕES no qual você faz parte, ficamos orgulhosos do seu desempenho e destaque, vc derrotou muitas linguas nas quais duvidavam da sua capacidade, desejamos a você sucesso, e super desempenho na carreira que você quer seguir como advogado, temos o orgulho de vc fazer parte dessa familia FC PRODUÇÕES - Inhambupe - ba

    ResponderExcluir
  15. Thiago Rocha 2012 para vereador. ou quem sabe para prefeito.
    vamos mudar o destino de nossa cidade, ainda dá tempo!

    ResponderExcluir