quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Meteorologistas: granizo em Guarulhos é fenômeno pouco comum


A grande quantidade de granizo que caiu nesta terça-feira em Guarulhos (SP) foi um fenômeno poucas vezes observado, de acordo com a agência meteorológica Climatempo. Em pouco tempo, as ruas ficaram completamente cobertas pelas pedras de gelo. Na capital paulista, o fenômeno também foi registrado, mas em menor quantidade.

Segundo os meteorologistas, a Grande São Paulo recebeu grande dose de umidade no último fim de semana, com a passagem de uma frente fria. Os ventos marítimos entraram forte sobre a região, trazendo o ar muito úmido. Somado a isso, o calor de 29°C desta tarde propiciou a formação das nuvens pesadas. Em São Paulo, a cidade entrou em estado de atenção por causa da chuva.

Além disso, a circulação de ventos sobre São Paulo facilitou o crescimento das nuvens. Na semana passada estava até mais quente, segundo a Climatempo, mas não havia umidade para a formação destas nuvens. Ainda, os ventos sobre a Grande São Paulo formavam uma espécie de tampa que impediam o crescimento das nuvens. A situação nesta terça-feira foi diferente: havia calor e umidade, e os ventos ajudaram no crescimento das nuvens.

Conforme a agência, pode cair granizo novamente nos próximos dias na capital paulista e na Grande São Paulo. Com a chegada da primavera, os dias ficam mais quentes e úmidos, o que facilita a ocorrência do fenômeno.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4690649-EI8139,00-Meteorologistas+granizo+em+Guarulhos+e+fenomeno+pouco+comum.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário