quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Curiosidades Sobre a Primavera


O que significa primavera? O que é um equinócio? Por que ele ocorre durante a primavera? Veja abaixo a resposta para estas perguntas e muitas outras curiosidades sobre a estação:

A primavera, do latim prima verna, ou primeiro verão, é a primeira das quatro estações.

Na primavera, além de mais quentes, os dias se tornam mais longos e as noites, mais curtas.
Somente durante a primavera e o outono que o sol nasce rigorosamente a leste e se põe a oeste.

É na primavera e no outono que ocorrem os equinócios, nome dado pelos romanos provenienente do latim aequus (igual) e nox (noite). Nesta posição, toda a Terra é iluminada por igual, onde o dia e a noite duram 12 horas cada.

A cerejeira é uma árvore cuja floração é muito comemorada pelos japoneses, pois este fenômeno também representa a chegada da primavera, conhecida como haru. É a estação mais esperada do ano no Japão, já que lá o inverno é muito rigoroso.

As estações estão tradicionalmente associadas ao ciclo anual das plantas, especialmente àquelas cultivadas. A primavera é conhecida como o tempo do plantio e da germinação.

Há o registro de um rito praticado pelos índios da região central do Brasil no dia do equinócio. Antes do amanhecer, o pajé levava uma bola de látex ao extremo leste da rua central que dividia a aldeia em norte e sul. Então, ao nascer do Sol, a bola era entregue a uma fileira de guerreiros do norte, que a passavam aos do sul. Dessa forma, o rito imitava a dança do Sol, passando de um hemisfério para o outro no dia do equinócio.

Os gregos, egípcios, sumérios, babilônios e celtas foram povos que agradeciam à “mãe terra” tudo o que ela lhes oferecia (alimentos, curas e riquezas) em cerimônias realizadas nos equinócios e solstícios.

A primavera, em quase todas as tradições, é tida como a fase de fertilidade e beleza da “mãe terra”.

Fonte: http://www.gforum.tv/board/1033/269609/curiosidades-sobre-primavera.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário